Logica do juizo

Páginas: 3 (663 palavras) Publicado: 5 de março de 2013
Definição de Juízo


Chama-se juízo ao acto do pensamento que consiste na atribuição afirmativa ou negativa de um atributo (Predicado), a um conceito (Sujeito), através de um elemento de ligação(Cópula). O juízo tem assim uma estrutura triádica, fazendo-nos lembrar que a palavra latina ‘pensare ’, que está na origem da nossa palavra ‘pensar’, significa pesar, ou seja, comparar uma coisa comoutra (a medida), para daí retirar o conhecimento de um seu atributo (ou característica), neste caso do seu peso. E é interessante vermos que o a estrutura formal do juízo:

Sujeito + Cópula +Predicado
‘Alguns homens são europeus’

Definição de juízo categórico: um juízo diz-se categórico, quando a relação entre o sujeito e o predicado é afirmada ou negada sem condições ou restrições.Classificação dos juízos quanto à quantidade e à qualidade:

Quanto à quantidade os juízos (proposições) podem ser particulares, quando o termo-sujeito é particular, e universais, quando o termo-sujeitoé universal. No que diz respeito às inferências, na Lógica Clássica, os juízos com um termo-sujeito singular têm o mesmo valor lógico que os juízos universais, uma vez que os conceitos singularesocorrem sempre na sua máxima extensão.
Quanto à qualidade, os juízos (proposições) podem ser afirmativos, quando a relação entre o sujeito e o predicado é afirmativa (inclusiva), e negativos, quando arelação entre o sujeito e o predicado é negativa (exclusiva).

Definição d1 (distribuição dos termos)
Numa proposição (juízo), um termo diz-se distribuído, quando ocorre na sua máxima extensão(universalmente).
Dado o que ficou estabelecido, existem quatro tipos de juízos categóricos (proposições predicativas categóricas). Iremos apresentar esses quatro tipos de proposição (doravanteutilizaremos o termo ‘proposição’ em vez do termo ‘juízo’, já que acima estabelecemos a sua equivalência prática), bem como os símbolos utilizados em Lógica para os denotar. Iremos utilizar os símbolos nele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juizo
  • juizo
  • Juízo
  • JUIZO
  • juizo
  • juízos
  • Juizos
  • Juízo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!