Logaritmo No Ensino M Dio Dheyson

323 palavras 2 páginas
Logaritmo no Ensino Médio

O estudo dos logaritmos configura-se como um dos principais temas abordados na série do ensino médio. Isso se deve ao fato de que muitos fenômenos naturais podem ser modelados usando a função logarítmica. O que ocorre é que muitos discentes concluem o
Ensino Médio sem conseguir perceber a importância que esse tema tem na modelagem de fenômenos. As funções exponenciais e logarítmicas são importantes nesse estudo, pois são usadas para descrever muitos fenômenos, sendo aplicado na matemática financeira, crescimento populacional, etc.
Espera-se que o estudante, ao final do ensino médio, saiba usar a matemática para resolver problemas e para modelar fenômenos em outras áreas do conhecimento. Para que isso se torne possível, deve reconhecer a linguagem algébrica relacionando grandezas, modelar situações, associar diferentes funções aos seus gráficos, identificar regularidades e associar o conceito de função à exemplos reais.
O logaritmo sempre ocupou uma posição de destaque no currículo escolar brasileiro, uma prova disso, é que desde a criação desse currículo até os dias atuais, o mesmo faz parte dos conteúdos que os jovens brasileiros devem aprender. Isso se deve segundo "a sua enorme relevância nas aplicações, tanto na vida diária como nas outras ciências e na própria matemática".
Estamos numa fase de transição no ensino de logaritmos. Os exercícios manipulativos estão sendo substituídos por aplicações práticas. A questão é que essa mudança ocorre lentamente. Alguns livros didáticos recentes já começaram trazer alguns problemas aplicados envolvendo logaritmos, através de atividades com o uso da calculadora científica, porém, abordam de maneira mais significativa os logaritmos naturais.
"[...] no ensino médio, as funções exponenciais e loga- rítmicas são tratadas separadamente e só de passagem é dito que uma é o inverso da outra.
Os variados, atuais e importantes exemplos em que essas funções são aplicadas são escassos
[...]".
Nessa

Relacionados