Logaritimo

Páginas: 2 (429 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
hipérbole equilátera
Seja a função real f(x)=1/x definida para todo x diferente de zero. O gráfico desta função é a curva plana denominada hipérbole equilátera, sendo que um ramo da hipérbole estáno primeiro quadrante e o outro está localizado no terceiro quadrante.
[pic]
Esta curva tem importantes aplicações em Ótica e construções de óculos, lentes, telescópios, estudos de química, estudosem economia, etc.

Definição de Logaritmo
O logaritmo natural (ou neperiano) de u, muitas vezes, denotado por Ln(u), pode ser definido do ponto de vista geométrico, como a área da região planalocalizada sob o gráfico da curva y=1/x, acima do eixo y=0, entre as retas x=1 e x=u, que está no desenho colorido de vermelho.
[pic]
A área em vermelho representa o logaritmo natural de u, denotado porLn(u). Em função do gráfico, em anexo, usaremos a definição:
Ln(u)=área(1,u)
Se u>1, a região possuirá uma área bem definida, mas tomando u=1, a região se reduzirá a uma linha vertical (que nãoposssui área ou seja, possui área nula) e neste caso tomaremos Ln(1)=área(1,1). Assim:
Ln(1)=0
Quando aumentamos os valores de u, esta função também aumenta os seus valores, o que significa que estafunção é crescente para valores de u>0.
O conceito de Integral de uma função real, normalmente estudado na disciplina Cálculo Diferencial e Integral, justifica a forma como apresentamos o Logaritmonatural de um número real.

Propriedades gerais dos logaritmos
Com o uso deste conceito fundamental da Matemática, é possível demonstrar várias propriedades dos Logaritmos naturais (o que não será feitoaqui), para números reais positivos x e y e para qualquer número real k, desde que tenham sentido as expressões matemáticas:
Propriedades básicas dos logaritmos naturais
1. Ln(1)=0
2.Ln(x.y)=Ln(x)+Ln(y)
3. Ln(xk)=k.Ln(x)
4. Ln(x/y)=Ln(x)-Ln(y)

Algumas simplificações matemáticas
As propriedades dos Logaritmos podem ser usadas para simplificar expressões matemáticas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logaritimo
  • Logaritimos
  • Logaritimo
  • logaritimos
  • logaritimo
  • logaritimos
  • Logarítimos
  • Logaritimos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!