LOgaristimos

917 palavras 4 páginas
Introdução
Medir uma grandeza física significa compará-la com outra de mesma espécie que através de convencionamento se tornou a unidade de medida. Em qualquer ramo de actividade uma unidade possui os seus múltiplos e submúltiplos, que são usados no sentido de facilitar o manuseio das mesmas.
Como exemplo pode-se usar a pesagem de um carro e de uma lata de sardinha. O peso de um carro de médio porte é de aproximadamente 1,24T enquanto o da lata de sardinha é 132g, matematicamente estaria correcto afirmar que o peso do carro é 1.240.000g e o da lata de sardinha são 0,000132 T, no entanto, isto não seria conveniente devido à falta de participada.
Este trabalho é voltado para engenharia na área de telecomunicações, mas a escala logarítmica é largamente empregada em várias áreas tecnológicas e científicas, pela funcionalidade e pelas facilidades de análise que a mesma pode trazer.

Desenvolvimento
Em telecomunicações tem-se um problema ainda maior, pois se trabalha ora com níveis muito baixos e ora com níveis muito altos em um mesmo sistema, o que implica variações significativas de valores. Como exemplo pode-se apresentar a radiodifusão de TV em grandes centros que emprega dezenas de milhares de watts na transmissão dos sinais para garantir níveis de recepção da ordem de dezenas de bilionésimos de watts.
Para solucionar este problema trabalha-se com unidades logarítmicas, pois uma variação de 100.0.0.0 na escala linear corresponde logaritmicamente a uma variação de apenas 1. Nota-se que ocorreu uma compressão de escala, que pode ser melhor verificada analisando-se o gráfico da figura 1.

Função matemática logarítmica
Através do gráfico da figura 1 verifica-se que yx∆>>∆. Sendo assim é possível trabalhar com apenas uma escala de medidas envolvendo valores de pequena e grande magnitude, sem a necessidade em muitos casos da utilização de diferentes múltiplos e submúltiplos para representar as medidas realizadas em um dado sistema.
Em telecomunicações será

Relacionados