LOG STICA INTEGRADA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Páginas: 9 (2221 palavras) Publicado: 9 de julho de 2015

L O G Í S T I C A I N T E G R A D A N A C A D E I A D E S U P R I M E N T O S ( S u p p l y C h a i n )

PROF. DR. CARLOS UBIRATAN DA COSTA SCHIER
PROF. MESTRE ADILSON LOMBARDO
PROF. ESP. SERGIO CARDOSO

I N T R O D U Ç Ã O


O G E R E N C I A M E N T O D A C A D E I A D E S U P R I M E N T O S



De acordo com o Council of Logistics Management em, Ferraes Neto e Küehne Júnior(2002:40), “Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”.



Hoje em dia o grandedesafio das organizações consiste em operar de forma eficiente e eficaz com vistas a garantir a continuidade de suas operações, obrigando-as a constantemente buscar vantagens competitivas. O gerenciamento da cadeia de suprimentos visa responder a questão de como agregar mais valor e, ao mesmo tempo, reduzir os custos, garantindo aumento da lucratividade nas operações da organização. O reconhecimentoda importância estratégica da logística dá-se através de sua aplicação e desenvolvimento no meio empresarial e acadêmico e sua capacidade de evolução constante.
O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos ou Supply Chain Management, cujo desenvolvimento iniciou-se na década de 1980, significa o planejamento de processos de negócios que integram não somente as áreas funcionais daorganização, como também a coordenação e o alinhamento dos esforços de diversas organizações na busca da redução de custos visando agregar o máximo valor ao cliente final e consequente rentabilidade maior.
O processo logístico inicia-se na escolha correta e no estabelecimento de parcerias de longo prazo com os componentes de uma cadeia produtiva, exigindo-se que o canal de distribuição esteja apto a atenderas necessidades e expectativas do cliente final. Diante deste cenário, muitas organizações vêm empreendendo esforços para organizar uma rede integrada e realizar de forma eficiente e ágil o fluxo de materiais, que vai desde os fornecedores até os consumidores finais garantindo a sincronização com o fluxo de informações.
As empresas que instalaram o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, estãoconseguindo significativas reduções de estoques, otimização de transportes e eliminação de perdas, conseguindo maior confiabilidade e flexibilidade.
E F F I C I E N T C O N S U M E R R E S P O N S E ( E C R ) – R E S P O S T A R Á P I D A A O CLIENTE

As iniciativas de utilização do ECR pelas empresas no Brasil ainda são tímidas, mas a tendência é de crescimento à medida que forem difundidosseus benefícios no que tange a gerenciamento da cadeia de suprimentos. Estudos feitos por consultorias dão conta de que a utilização do ECR pode significar uma economia de aproximadamente 4,5 bilhões de dólares anuais em custos. A expansão desta estratégia visa contribuir para a redução de preços assim que forem automatizadas as operações, reduzidos os custos e ajustados todos os elos da cadeia desuprimentos. Existe no Brasil a Associação ECR do Brasil, formada por quase uma centena de empresas, entre as quais Nestlé, Pão de Açúcar e Coca-Cola.
O conceito ECR surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e chegou no Brasil em 1998. A base do ECR é a informação, pois o sistema reúne transmissão eletrônica de dados, padronização do transporte e pesquisas dos hábitos dos consumidores.
A práticadesse sistema gerou muitas vantagens, dentre as quais destacamos algumas:
Aumento de vendas e redução das devoluções e de falta de produtos (Redução do tempo de reposição);
Estoque ajustado com a demanda;

Inventários periódicos, para confronto do estoque físico com o estoque informado.
O Maior desafio da implantação do ECR, além do comprometimento total da alta direção das organizações, é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Log stica e Cadeia de Suprimentos Se o 2a Log stica e Modais de Transporte
  • Log stica Integrada
  • Log Stica De Suprimentos 2
  • ADMINISTRA O DE SUPRIMENTOS E LOG STICA
  • Cadeia de suprimento integrada
  • Cadeia de Suprimentos Integrada
  • Gest o da cadeia log stica
  • Cinco D Cadas De Log Stica Empresarial E Administra O Da Cadeia De Suprimentos No Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!