Log Stic1

2038 palavras 9 páginas
Logística

Segundo Novaes (2004), inicialmente o conceito de logística estava ligado às operações militares, grupos logísticos militares responsáveis pelo abastecimento de munição, mantimentos e socorro médico para o campo de batalha. Por se tratar de uma operação de apoio, sem o prestígio do campo de batalha, nem sempre tinha reconhecimento adequado. Nas empresas, durante um bom período de tempo, quando uma indústria precisava transportar seus produtos da fábrica para depósito ou loja, esse manejo de mercadoria era visto como um custo que não agregava valor ao produto.
Atualmente a visão de logística mudou, pois ela vem agregar valor ao produto serviço, buscando a satisfação, fidelização do cliente, lucratividade, competitividade e garantindo o posicionamento da empresa perante o mercado. De acordo com Bowersox e Closs (2001, p.19) “o objetivo logística é tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados”.
A logística engloba todo o processo desde a compra de matéria prima, monitoramento dos pedidos, estocagem, produção e a entrega do produto ao cliente.

Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor (NOVAES, 2004, p. 31).

Através do controle dos processos é possível garantir ao cliente produtos no tempo certo e de forma correta.

Logística Reversa

Segundo Stock citado por Leite (2009, p. 16) tem-se a seguinte definição: “Logística reversa: em uma perspectiva de logística de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de produtos e embalagens [...]”.
De acordo com Leite (2009), Logística Reversa é uma área da logística empresarial que cuida do planejamento, operação e

Relacionados