Logítica reversa na cadeia de suprimentos

Páginas: 5 (1204 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
ALEX SANDRO SANTOS NASCIMENTO





LOGÍSTICA REVERSA: O REVERSO DA LOGÍSTICA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS





Projeto de pesquisa apresentado ao Departamento de Pós-Graduação e Extensão da Anhangüera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista.


Orientador(a): Tutor. Rinaldo Comisso





SANTO ANDRÉ
2011


ANHANGUERA EDUCACIONAL SASUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 3
2. JUSTIFICATIVA 4
3. OBJETIVOS 4
3.1 GERAL 4
3.2 ESPECÍFICOS 4

4. METODOLOGIA DA PESQUISA 5

5. CRONOGRAMA 5

6. REFERÊNCIAS 6



















1. INTRODUÇÃO
1 TEMA
A práticas de devolução de produto, por qualquer motivo, bem como a compra de materiais recicláveis para reuso ou transformação são aplicações dosconceitos de logística reversa. Este conceito evoluiu devido a necessidade das empresas em se adaptarem as mudanças do mercado em busca de maior competitividade. Apesar de não ser um conceito novo, a logística reversa teve significativo crescimento na década de 90, impulsionado, principalmente por questões ambientais.
A logística reversa pode estar nos fluxos de pós-venda ou pós-consumo. Nopós-venda, a atividade reversa se ocupa do fluxo físico e de informações logísticas correspondentes de bens após a aquisição, sem uso ou com pouca uso, que por diferentes motivos(defeitos, inadequações,..) retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta. Já no pós-consumo, a logística reversa cuida do fluxo fisco e as informações correspondentes aos produtos em fim de vida útil ou usadoscom possibilidades de utilização e os resíduos industriais em geral que retornam ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo através de canais de distribuição reversos específicos.
Assim, a logística reversa objetiva a valorização dos ativos recuperados com redução de custos para as empresas, ganho de diferenciação de imagem corporativa e atendimento as questões ambientais impostas pela legislaçãoou mercado consumidor.
O artigo tem como objetivo descrever a Logística Reversa como a mais importante evolução da administração da cadeia logística e de suprimentos. É uma técnica que tem o escopo voltado para medidas pré-produção, processamento, produto acabado, ciclo de vida e principalmente destinação dos rejeitos desse produto, de modo a racionalizar o uso do insumo natural empregado noprocesso produtivo, contribuindo para preservação ambiental.

2 PROBLEMATIZAÇÃO
O crescimento populacional, a industrialização, a urbanização acelerada, a inovação tecnológica, o aumento do consumo e conseqüentemente o esgotamento dos recursos naturais, principalmente nos países mais industrializados, trouxeram efeitos danosos ao meio ambiente e a saúde humana causando uma forte pressão socialnas organizações, em virtude dos prejuízos ambientais.
Com o ritmo cada vez maior da exploração dos recursos naturais, grandes áreas estão sendo rapidamente danificadas e em seguida abandonadas depois de sua degradação e esgotamento, prejudicando todo o ecossistema.
A 16ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ocorrido entre os dias 29 de novembro e 10de dezembro 2010, em Cancun no México, demonstram que o planeta Terra esta respondendo a esse ritmo acelerado de pressão ambiental, o que tem feito com que o tema desenvolvimento sustentável ocupe um espaço cada vez maior na mídia despertando a curiosidade e preocupação de muitos.

6
Assim, é necessário que as organizações avaliem seus processos produtivos no sentido de implementar umapolítica de gestão ambiental utilizando a Logística Reversa como ferramenta indispensável para o alcance de maior envolvimento de todos os participantes do processo de fabricação e distribuição de mercadorias.

2. JUSTIFICATIVA
A crescente preocupação com a qualidade ambiental faz com que as indústrias busquem novas alternativas no sentido de reduzir impactos ambientais. Assim, as organizações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica reversa e cadeia de suprimentos
  • CADEIA DE SUPRIMENTO E LOGÍSTICA REVERSA
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos na logística reversa.
  • logítica reversa
  • Cadeia de suprimentos, o valor da informação numa cadeia de suprimentos, transportes de cargas no brasil, logistica...
  • Cadeia de suprimento verde e logística reversa
  • Cadeia de suprimentos
  • Cadeia de suprimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!