Logística

Páginas: 2 (412 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Origem da moeda, das operações comerciais e cobranças de juros.

A origem da moeda se deu quando o homem passou a negociar o excedente de mercadorias que produzia, surgindo assim o escambo, quesignifica a troca de mercadorias.
Como em um processo natural, algumas mercadorias eram mais procuradas que outras, tornando estas mais valorizadas e assumindo o papel de moeda-mercadoria (sal, gado,pau-brasil, tabaco e etc.), como cita o texto pesquisado algumas dessas mercadorias deram origem a palavras que são conhecidas nos dias de hoje, como por exemplo, o sal que deu origem a palavrasalário. No entanto, alguns fatores inviabilizavam o escambo, devido as grandes distâncias, já que os meios de transportes eram de tração animal, as péssimas estradas, dificultavam principalmente ocomércio dos produtos perecíveis. Com essas dificuldades, o homem começou a pensar em meios que pudessem servir como valor monetário, com a descoberta do metal por volta de 8.000 anos a.c. libertou o homemda idade da pedra, esta descoberta foi por acaso, pois os oleiros (homens que produziam peças de cerâmicas) ao manipular diferentes terras e barros para cozedura descobriram o ouro e o cobrecolocando pedras estranhas em seus fornos que submetidas a altas temperaturas e depois esfriadas se tornavam metal. Com esses metais o homem começou a fabricar utensílios, que se tornou valorizado eprincipal padrão de valor monetário, posteriormente foi criado às primeiras moedas em formatos de chaves e facas, só após iniciou o processo de confecção das moedas mais bem acabadas, levando em consideraçãofatores como beleza e cultura de um povo.
Após a criação da moeda, surgiu a necessidade de se obter empréstimos e consequentemente surgiu o juro, na idade média era utilizada a palavra usura comosinônimo de juro, que significa a prática de cobrar juros excessivos, pois, naquela época era proibida a cobrança de juros, consideravam uma forma de explorar uma pessoa que estivesse passando por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!