Logística

Páginas: 12 (2865 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Curso de Administração

LOGÍSTICA REVERSA X SUSTENTABILIDADE: Definições e Exemplos de diferenciais Sustentáveis

ia

LOGÍSTICA REVERSA X SUSTENTABILIDADE: Definições e Exemplos de diferenciais Sustentáveis

ia

Aluno: Renato Tavares
Matricula: 2020103

Aluno: Renato Tavares
Matricula:2020103

Duque de Caxias
2012

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO
2. DEFINIÇÃO
2.1 SUSTENTABILIDADE
2.2 LOGÍSTICA REVERSA
2.2.1 Logística Reversa no Pós-Venda
2.2.2 Logística Reversa no Pós-Consumo
3. MOTIVOS DA CRESCENTE PREOCUPAÇÃO COM A LOGÍSTICA REVERSA, FATORES DE INFLUÊNCIA
4. RECICLAGEM E LOGÍSTICA REVERSA
4.1 TINTAS SUSTENTÁVEIS
4.1 RECICLAGENS DE PILHAS E BATERIAS
4.3PAPÉIS RECICLÁVEIS
5. CASO PANASONIC
5.1 OS 5 R’s
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. INTRODUÇÃO
O trabalho foi realizado em cima de uma pesquisa sucinta sobre o tema Sustentabilidade e a Logística Reversa, com o objetivo de mostrar os impactos da má gestão dos produtos no meio ambiente e as vantagens de se adotar um sistema logístico sustentável.
A pesquisa foi baseada emestudos e em artigos publicados online, e tem como principal foco mostrar os benefícios de se utilizar a logística reversa nos setores de produção, identificar os impactos ambientais nos processos e como trazer uma minimização dos mesmos nos seus setores.
A pesquisa conta também com o Case da Panasonic, para exemplificar a criação dos 5 R’s e os benefícios da Logística adotada no Japão. Apesquisa traz definições através de uma metodologia simples e qualitativa no grau de conhecimento específico sobre o tema abordado e estudado para desenvolvimento do conhecimento e da conscientização da sociedade sobre os impactos ambientais nas maneira diversas de produção.

2. DEFINIÇÕES
2.1 . SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectoseconômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingirpró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
2.2 LOÍSTICA REVERSA
Logística Reversa , para Patrícia Guarnieri, é o processo de planejamento e implementação e controle dos fluxos de resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação desde o ponto de consumo até o ponto deorigem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento, ambiental, social e econômico.
Na Logística tradicionalmente realizada, parte-se de um fabricante e define-se o caminho até o consumidor final. De forma simplificada, a LogísticaReversa trata do caminho inverso, no qual o produto tem como ponto de partida os inúmeros consumidores, com destino ao fabricante.
Desta forma pode-se verificar a primeira característica do processo: o desafio de reunir produtos disseminados entre milhares de clientes para retornarem a um mesmo fabricante. As empresas cada vez mais investem em campanhas sociais e buscam comprometer-se com o meioambiente e com a saúde. Assim as empresas estão sendo obrigadas a repensar suas estratégias comerciais e seus produtos, pois sua imagem é diretamente afetada caso seu produto cause danos à sociedade.
2.2.1 Logística Reversa no Pós-Venda
A logística reversa de pós-venda é área de atuação da logística que se ocupa do equacionamento e operacionalização do fluxo físico e das informações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!