Logística

Páginas: 4 (842 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Gestão da Demanda
Gerir a demanda de uma empresa é uma das atividades mais difíceis na cadeia produtiva. O resultado das decisões sobre a demanda influencia diretamente os outros processos daempresa. Por exemplo, um aumento da de manda pode diminuir os estoques, caso estes estejam altos, ou ainda puxar o aumento de produção, através do aumento da capacidade. Com o aumento de produção pode sernecessário mais serviços de transporte, trazendo maior necessidade de gerenciamento como um todo. Por outro lado, se a demanda diminui pode-se aproveitar o momento para ajustar a carteira de pedidosou programar uma manutenção nas linhas de produção. Aproveitando-se, portanto, este período de baixa no mercado. Isso tu do depende certamente do adequado planejamento de médio e longo prazo.
Como ademanda é incerta, planejar em função destas incertezas é quase uma arte. Mas não é só de talento que os gestores de demanda precisam. São necessárias técnicas e ferramentas que permitam análises edecisões. Em termos gerais, podem-se agrupar alguns conceitos úteis da seguinte forma:
•Prever a demanda: uma expressão comum diz que não se pode dirigir um carro olhando-se apenas no retrovisor. Damesma forma não pode prever o futuro analisando-se somente o passado. Tampouco se deve seguir apenas em sentimentos dos administradores. Para uma boa gestão da demanda, um conjunto de estratégiascomerciais, técnicas estatísticas e inteligência de mercado são necessários. Combinar o que se prevê com a dinâmica do mercado, assim como ser flexível sem perder a lucratividade é parte importantíssima doprocesso deste gerenciamento.
Para se criar um norte, chamado previsão, pode-se utilizar modelos estatísticos que irão considerar o comportamento de cada linha d e produto, em cada região ao longodo tempo. É certo que quanto mais granular, ou seja, mais detalhada seja esta combinação, em geral menor é a acurácia da previsão, contudo, como cada produto pode ter comportamento estatístico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!