Logística

Páginas: 9 (2064 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Logística - Recursos Patrimoniais
E Logísticos

Fichamento dos Capítulos:
3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 15 e 16

Gestão em Recursos Humanos
Juliana Perla O. Santos
Profº André

Módulo 03
Planejamento e Controle de Estoque

Neste módulo, percebemos a importância do controle de estoque, pois sem o mesmo, haveria um descontrole naorganização em relação a demanda, já que isso não podemos prever.
O armazenamento de mercadorias, facilita uma série de fatores, como a valorização do cliente em relação ao prazo de entrega do produto, já que a disponibilidade da mercadoria é imediata; menores custos nas compras e no transporte; a organização produz em maior quantidade, fazendo com que diminua o custo da matéria-prima e entregando emmaior escala, conseqüentemente diminui o valor do frete e poderá vender seu produto com custo mais baixo e em grande quantidade, assim sua rentabilidade será maior; amortece o impacto na oscilação de demanda, quando os setores passam por períodos de variação na quantidade vendida, pois tendo estoque, a produção poderá ser maior e em períodos de pico, não ficam sobrecarregados em relação a demanda;Permite se antecipar a aumentos, as compras podem ser feitas com antecedência, evitando aumentos programados pelos fornecedores; Diminui o risco de desabastecimento, pois não podemos prever a demanda futura, por isso tendo estoque de segurança, a empresa não perde vendas e por fim, protege contra contingências, como greves, inundações, incêndios, etc. Tendo estoque, evita o desabastecimento.Módulo 04
Tipos de Demanda

Os tipos de estoque são cinco: o permanente, irregular, derivada, em declínio e sazonal.
O Permanente, É aquele que o ciclo de vida é longo ou que tem maior aceitação no mercado e são mais comercializados. Ex: feijão, arroz, pão, carne, etc. A Demanda Irregular, É aquela cujo os produtos passam por oscilação de demanda , exemplos disso, São os sites de compras, remédiopara emagrecer, etc. A Demanda Derivada é aquele em que a demanda de um produto, interfere no aumento da demanda do outro relacionado ao mesmo. Ex: TV – antena, cama – colchão, relógio – pilha, etc. Demanda em Declínio é aquela em que a demanda pode ser equilibrada de acordo com a durabilidade do produto. Ex: antivírus e softwares em geral. E por fim, a Demanda Sazonal, que é aquela que aumenta emdeterminadas épocas do ano. Ex: Natal – panetone, Páscoa – ovos de chocolate, Semana Santa – peixe, etc.

Características Comuns a Administração de Estoques

São eles: Custo, manutenção, compra e falta. Ex: custo de estoque , custo de capital, custo de pessoal, custo de edificação, custo de manutenção, custo de armazenagem, custo de fretes,tempo de entrega de pedidos,lay out, custo do pedido,gastos com material, despesas indiretas,despesas com mão-de-obra, custo de falta de estoque,lucros cessantes, custos adicionais, dano a imagem, multas, etc.

Módulo 07
Sistemas de Controle de Estoques

O objetivo principal desse sistema é determinar, o estoque de menor custo e que não comprometa o processo produtivo. Alguns sistemas dão uma certa precisão do que deve ser comprado paradeterminados períodos.
No Lote Econômico, o consumo mensal é constante e a reposição só é feita, quando o estoque zera.
No sistema de Duas Gavetas, imaginamos duas caixas e a chamamos de A e B, Na caixa A, tem o estoque suficiente para atender o período de reposição mais o estoque de segurança. Na caixa B, tem o estoque para o consumo previsto, a demanda do período; quando chega a zero, faz-se o pedidode reposição e enquanto isso a caixa A passa a atender a demanda.
O sistema de Quantidades Fixas, consiste em prever o consumo, fixar o período do consumo, determinar o ponto do pedido em função do tempo de reposição, calcular os estoques mínimos e máximos, assim como os lotes de compras; uma vez que o consumo é variável e não é possível determinar o consumo exato em certos períodos, esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!