Logística

Páginas: 5 (1121 palavras) Publicado: 27 de maio de 2011
1. Introdução

Este trabalho pretende avaliar a atuação da Logística no processo de produção e suas diversas aplicações nesta área.

2. Definição

“Historicamente, a palavra Logística tem sua origem da palavra francesa loger, que quer dizer alojar.”

É a etapa logística que implica no processo que visa confeccionar, gerar e ou disponibilizar uma ofertade produtos para o mercado.
Logística pode também ser definida como a atividade viabilizadora de negócios, não apenas por aproximar as partes - os vendedores e os compradores -, mas, essencialmente, para reduzir drasticamente custos com materiais e sua movimentação.
A logística se preocupa de encontrar o caminho mais ágil e econômico para juntar demanda e oferta,permitindo preços acessíveis, dentro dos prazos e dos padrões convencionados.

3. A Logística no processo de produção

• Etapas:
← Fluxo de materiais dentro da fábrica;
← Armazenagem intermediária;
← Abastecimento do posto de trabalho;
← Expedição do produto acabado.

• Classificação:
← Produção de bens tangíveis (produtos)
← Produção de bensintangíveis (serviços)
4. Logística de Produção

A logística de produção é a parte da logística que abrange todas as esferas internas da organização na conversão de matérias em produtos acabados, com a finalidade de otimizar ao máximo os recursos envolvidos bem como reduzir os custos o máximo possível.
O desenvolvimento de novos produtos é uma atividade complexa,envolvendo diversas habilidades e interesses, tais como:
← Os consumidores;
← Os vendedores;
← Os engenheiros de produção;
← Os designers;
← Os empresários.

5. A Logística como fator competitivo

A logística deve ser entendida como o principal instrumento administrativo paraa obtenção de vantagem competitiva das organizações locais, deste século.
A necessidade de uma integração logística, aliada às constantes mudanças das necessidades dos clientes, nos leva a ver na logística não apenas as atividades de: almoxarifado, unitização, estoque e transporte de mercadorias, mas sim planejamento e coordenação do fluxo de informações e do fluxo de materiais que permitemmaior eficiência no suprimento da fábrica, no planejamento da produção e na distribuição física dos produtos acabados.
Entenda-se por unitização de cargas, o desenvolvimento de modernos sistemas para sua movimentação, que consiste em acondicionar volumes uniformes em unidades de carga, visando reduzir os custos de viagem e o tempo de permanência dos veículos transportadores nosportos de embarque e desembarque, além de conceder maior segurança à carga, eliminando seu manuseio direto.

6. SCM–Supply Chain Management–Gerenciamento da Cadeia de Suprimento

Hoje em dia as empresas estão tentando cada vez mais otimizar seus resultados como um todo, através da análise e gerenciamento de trocas entre as funções internas.
O gerenciamento dacadeia de suprimento além, da integração funcional, objetiva a integração da rede por completo, ou seja, de toda a Cadeia de Suprimento, desde a concepção do produto até a sua colocação à disposição do consumidor final na hora certa, na quantidade certa pelo menor custo possível e com qualidade total.
A tecnologia tem avançado muito e as transformações nas organizações são cada vezmaiores. Os impactos desses avanços nas pessoas dentro de uma empresa são os mais diversos, provocando mudanças bastante profundas na forma como aquelas empresas realizam negócios.
No campo da logística esses avanços são cada vez mais determinantes para a sobrevivência da empresa. Atualmente, o cliente já não aceita que a empresa que transporta uma encomenda urgente não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!