Logística

Páginas: 11 (2684 palavras) Publicado: 10 de abril de 2012
INTRODUÇÃO


Na busca pela completa satisfação do cliente, a organização precisa saber o significado da palavra qualidade que deve ser ampliada para antecipar, atender e superar as necessidades e as expectativas do cliente, ou seja, significa trabalhar com os clientes para conhecer seus verdadeiros desejos e objetivos.
É preciso ficar claro que a Logística é uma arma para reduzir custos, aootimizar o fluxo dos materiais e informações e atuar na queda do preço do produto ao provocar o giro rápido do estoque. Logística também é capaz de integrar todas as atividades gerenciais e operacionais, planejando, implementando e controlando o fluxo eficiente de materiais recursos humanos, financeiros e informações, do ponto de origem ao ponto, de destino, com o propósito de adequá-los àsnecessidades dos fornecedores e clientes.
Nesse trabalho veremos que o SCM auxilia e muito a “expansão” da Logística para fora do seu contexto, ou seja, o planejamento, a ação e os resultados não ficam limitados só ao ambiente externo da empresa e do setor logístico, mas se estende e abrange todo um grupo que vai desde os fabricantes do produto, até o consumidor final.

Supply Chain Management

Éuma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficiência e eficácia. O SCM permite que às empresas alcancem melhores padrões de competitividade.
Em qualquer sociedade industrializada ou não, produtos devem ser movimentados fisicamente entre o local onde são produzidos e o local de consumo. O processo de troca é peçafundamental da atividade econômica.
O alinhamento das empresas que trazem produtos ou serviços ao mercado é chamado de cadeia de suprimentos (Supply Chain).
Muitas pessoas usam o termo como um substituto ou sinônimo para Logística. No entanto, a definição de Supply Chain Management é mais ampla.
O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística.Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa a integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e o consumidor final.
Assim de acordo com o International Center for Competitive Excellence – University of North Caroline, 1994, SCM é a integração dos processos de negócios do usuário finalatravés dos fornecedores que fornecem produtos, serviços e informações e agregam valor para os consumidores.
Pode-se afirmar que o SCM é uma abordagem sistêmica, altamente interativa e complexa, requerendo a consideração simultânea de muitos trade-offs, pois ele expande as fronteiras organizacionais e deve assim considerar, trade-offs dentro e entre as organizações no que diz respeito, por exemplo,a estoques: aonde inventários devem ser mantidos e onde atividades diversas devem ser desenvolvidas.
A natureza dinâmica do meio ambiente de negócios requer gerenciamento para avaliar e monitorar a performance da cadeia de suprimentos regular e freqüentemente.
Quanto às metas de performance não são alcançadas, o gerenciamento deve avaliar alternativas possíveis para a cadeia de suprimentos eprogramar mudanças.

As principais funções do SCM

O sistema inclui processos de logística que abrangem desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final, envolvendo aí o relacionamento entre documentos, matérias-primas, equipamentos, informações, pessoas, meios de transporte, organizações, tempo etc.
Suas principais funções são:
• Fiscalizar algunsindicadores de performance fundamentais para o controle do resultado, como por exemplo, a qualidade e a inovação dos produtos e serviços, velocidade da execução dos processos, tempo de chegada ao mercado e aos consumidores, nível de serviço adequado às necessidades de cada cliente e custos compatíveis com a percepção de valor da demanda.
• Possibilitar à empresa usuária cumprir rigorosas condições de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!