Logística e Infraestrutura

Páginas: 22 (5328 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014




Infra-estrutura Logística e Desenvolvimento Econômico: Tendências para o Brasil
O objetivo do artigo é avaliar o atual panorama da infra-estrutura logística nacional, em comparação ao desenvolvimento econômico registrado nos últimos anos. Estaria o Brasil no caminho certo para o crescimento sustentado de longo prazo?


1. Fundamentos sobre a Infra-estrutura Logística BrasileiraSegundo o Council of Supply Chain Management Professionals (2009), entidade que reúne representantes do meio empresarial e acadêmico, a logística é definida como “o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, de custos efetivos, estoques de matéria prima, recursos circulantes, mercadorias acabadas e informações relacionadas do ponto de origem ao ponto de consumo com afinalidade de atender aos requisitos do cliente”.

Para Bowersox (2001), a logística é expressa como “um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o consumidor final pelo menor custo possível. Existe para satisfazer as necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing”.

Para todas as evidências expressas acima é possível notar a necessidadede planejamento, da busca por indicadores de desempenho satisfatórios, redução de custo e no melhor nível de serviço para o mercado como um todo.

Logo, qual o planejamento de longo prazo realizado pelo Brasil no que se refere à logística? Quais são os indicadores contemporâneos da infra-estrutura logística nacional? Qual a interpretação e ação das empresas para melhorar a eficiência do sistemalogístico empregado? E por último, qual a competitividade da logística brasileira, quando comparado ao crescimento econômico registrado?

Estas perguntas podem ser respondidas, a partir de uma análise das opções históricas empregadas pelas empresas do setor, intensivas em energia e por rodovias. Salientam-se estas escolhas em detrimento as ferrovias e transporte aquaviário, mais adequados àscondições geográficas brasileiras. Torna-se importante ressaltar a crise atual vivida pelo setor aeroviário, bem como por um possível racionamento de energia em 2010, sendo atividades importantes e estratégicas para o crescimento sustentado de longo prazo.

Dados do IPEA (2009) indicam um crescimento econômico dos últimos 10 anos, em média, de 2,3%. Apesar do baixo valor, quando comparado apaíses como Estados Unidos, Rússia, Índia e China, o Brasil vem apresentando um comportamento industrial satisfatório, segundo a liquidez monetária e demandas por consumo.

Estudos do Banco Mundial (2009) afirmam que o Brasil encontra-se em situação não vantajosa em sua concepção logística. Foram avaliados os critérios transportes, importação, exportação, custos, tempo de movimentação de cargas,disponibilidade de energia e infra-estrutura em geral, através de países como Vietnã, Argentina, Chile, Peru e de todos os concorrentes do BRIC (referência a Brasil, Rússia, Índia e China). Os líderes do estudo foram Holanda, Alemanha, Suécia, Áustria e Estados Unidos.

Dados do Balanço Energético Nacional, versão 2008 (BEN-2008), indicam que o país tem grande concentração em atividadesindustriais, sendo intensivo de energia e em capital. Como exemplos, podem ser citadas a atividade de produção de minério de ferro, com grande parte destinada para o mercado externo, em especial para a China e o crescimento do setor siderúrgico.

O setor industrial é o maior consumidor de energia no país, com demandas por energia elétrica e térmica (carvão mineral e gás natural), através de usinastermoelétricas. Devido ao risco de um novo “apagão”, já se observa a importação de carvão mineral de países africanos e investimentos em usinas a gás natural, para não estancar a produção. Porém, no caso do gás natural, já são registrados problemas no abastecimento em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo a ANP (2009), desde a crise com a Bolívia, o abastecimento dos grandes centros está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infraestrutura Logística
  • Infraestrutura logística
  • Infraestrutura logistica
  • infraestrutura logistica agronegocio
  • Artigo A INFRAESTRUTURA LOGISTICA BRASILEIRA
  • Infraestrutura Logística no Brasil
  • Infraestrutura Logística no Brasil.
  • A infraestrutura logística no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!