Logística reversa

Páginas: 12 (2785 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
Faculdade
Tecnologia em Logística

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Logística Reversa

Guarulhos

2011

Logística Reversa

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Eniac, como requisito parcial para a obtenção do título de graduação tecnológica em Tecnologia em Logística

Orientador: Prof. JoãoGuarulhos

2011

À Marizete, incentivadora de todos os meus trabalhos acadêmicos.

Agradeço aos meus colegas de sala, meus amigos e a minha família pelo apoio recebido.

“Mais do que máquinas precisamos de humanidade. Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes a vida seráde violência e tudo estará perdido.”

Charles Chaplin

Sumário

Introdução

1. Introdução ----------------------------------------------------------------------------- 7

2. Importância da Logística Reversa ---------------------------------------------- 9

3. Pontos críticos Logística Reversa ---------------------------------------------- 114. A Logística Reversa no Brasil --------------------------------------------------- 13

5. Logística Reversa como Vantagem Competitiva --------------------------- 15

6. Pós – Consumo --------------------------------------------------------------------- 17

7. Conclusão ---------------------------------------------------------------------------- 19

8. ReferênciasBibliográficas -------------------------------------------------------- 21

9. Anexos -------------------------------------------------------------------------------- 22

10. Termo de Compromisso e Responsabilidade -------------------------------- 23

1. Introdução

A logística reversa é uma nova área da logística empresarial que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno de bens ematérias após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valos aos mesmos.Dentro de um contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando aos prejuízos causados ao meio ambiente pelo grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos.

A logística tem como função aotimização de fluxo de materiais e tradicionalmente a logística é tratada como fluxo unidirecional, desde a aquisição da matéria-prima até o consumidor final.

Muitos fatores têm contribuído para desenvolvimento de uma logística que faça o caminho reverso do tradicional, ou seja, que realize essa reintegração, que é chamada de Logística Reversa. Algumas empresas começaram a reciclar materiais eembalagens descartáveis, como latas de alumínio, garrafas plásticas, caixas de papelão, entre outras, que passaram a se destacar como matéria-prima e deixaram de ser tratados como lixo. Dessa forma pode-se observar a logística reversa no processo de reciclagem, uma vez que esses materiais retornam a diferentes centros produtivos em forma de matéria-prima.

Existem ainda outros setores daindústria onde o processo de gerenciamento da logística reversa é a mais recente como na indústria de eletrônicos, varejo e automobilísticas. Estes setores também têm como lidar com o fluxo de retorno de embalagens, de devoluções de clientes ou do reaproveitamento de materiais de para produção.

As iniciativas à logística reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas. Economias com autilização de embalagens retornáveis ou com o reaproveitamento de materiais para a produção têm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas.

Diferente da logística direta, a logística reversa raramente conta como uma estrutura que faça fluir de forma eficiente, todos os resíduos, embalagens, produtos, entre outros, gerados pela cadeia de distribuição direta.

As empresas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logística reversa
  • Logistica reversa
  • Logística reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • logistica reversa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!