Logística reversa

Páginas: 14 (3435 palavras) Publicado: 16 de março de 2013
ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DA LOGÍSTICA REVERSA DOS VASILHAMES DE VIDRO NA INDÚSTRIA DE BEBIDAS: ENGARRAFAMENTO PITÚ

José Bartolomeu dos Santos Ferreira[1]
Paulo Cesar Gonçalves da Silva


Orientador (a): Lara Couto








Resumo
O presente trabalho objetivou analisar o gerenciamento da logística reversa do vasilhame de vidro na Indústria de CachaçaEngarrafamento Pitú, do seu ponto de consumo até o ponto de origem. Verificou-se como pontos positivos: o gerenciamento da logística em relação ao retorno dos vasilhames e o reaproveitamento dos mesmos no processo produtivo e como ponto negativo: a grande quantidade de vidros descartados ou quebrados. Após essas constatações foram feitas sugestões de otimização do processo.


Palavras-chave:Logística reversa, gerenciamento do retorno, cachaça.


Abstract
This study to analyse the management of reverse logistics in the container glass industry bottling Pitú cachaça, the point of consumption to the point of origin. It was found as positive: the management of logistics in relation to the return of bottles and reuse them on the production process and as a negative point: a lot ofbroken glass or culled. After these findings suggestions were made to optimize the process.

Keywords: Reverse logistics, returns management, rum.







1. INTRODUÇÃO


A questão ambiental assume cada vez mais destaque na sociedade moderna, repercutindo no setor produtivo do país.
As agressões ao meio ambiente, se não forem evitadas ou minimizadas, em breve tornarãoo processo de degradação irreversível, acarretando o comprometimento da qualidade de vida das próximas gerações.
A logística reversa dos vasilhames de vidro é uma ferramenta importantíssima nas indústrias de bebidas, pois ela controla e gerencia o fluxo de entrada e saída fazendo com que os custos diminuam e que a sociedade adquira uma melhor qualidade de vida.
No contextoatualmente vivenciado as organizações são impelidas a obter algum diferencial competitivo a fim de se destacarem no mercado ou mesmo pela sua própria sobrevivência.
As empresas nacionais vêm se deparando com uma nova realidade do mercado, com exigências por menores custos, confiabilidade, redução dos prazos de entrega, diferenciação de produtos, melhoria no controle de qualidade e daflexibilidade para a diversificação produtiva.
Essas mudanças estão promovendo uma reestruturação nos processos logísticos das empresas. Diante disso, a logística reversa torna-se um fator estratégico importante para se atingir os objetivos propostos.
As atividades da logística reversa variam desde a simples revenda de um produto até processos que abrangem inúmeras etapas como: coleta,inspeção, separação, levando a uma remanufatura ou reciclagem.
A logística reversa envolve todas as operações relacionadas à reutilização de produtos e materiais, na busca de uma recuperação sustentável.
Assim sendo, a proposta desse trabalho é analisar como é feito o gerenciamento do retorno dos vasilhames de vidro na Indústria de bebidas Engarrafamento Pitú e assim analisar quaissão e como se executam os mesmos, identificando os pontos positivos e negativos que precisam ser otimizados para a continuação do processo produtivo.



2. REFERENCIAIS TEÓRICOS

2.1 Gerenciamentos da logística reversa nas indústrias

Pela definição do Council of Logistics Management (Associação norte-americana para promoção da logística e cadeia de abastecimento),“Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”.


Para Ballou (2004)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logística reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • logistica reversa
  • Logistica reversa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!