Logística reversa

Páginas: 5 (1044 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
Universidade Federal de Pelotas
Gestão de Cooperativas
4º Semestre


Logística Reversa

Pelotas, Março de 2012.
Introdução

Usualmente pensamos em logística como o gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo. No entanto, existe também um fluxo logístico reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado.Este fluxo logístico reverso é comum para uma boa parte das empresas. Por exemplo, fabricantes de bebidas têm que gerenciar todo o retorno de embalagens (garrafas) dos pontos de venda até seus centros de distribuição. As siderúrgicas usam como insumo de produção em grande parte a sucata gerada por seus clientes e para isso usam centros coletores de carga. A indústria de latas de alumínio é notável noseu grande aproveitamento de matéria prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartadas.
Este não é nenhum fenômeno novo e exemplos como o do uso de sucata na produção e reciclagem de vidro tem sido praticado há bastante tempo. Por outro lado, tem-se observado que o escopo e a escala das atividades de reciclagem e reaproveitamento de produtos e embalagens têmaumentado consideravelmente nos últimos anos. Algumas das causas para isto são discutidas abaixo:

Questões ambientais: Existe uma clara tendência de que a legislação ambiental caminhe no sentido de tornar as empresas cada vez mais responsáveis por todo ciclo de vida de seus produtos.

Concorrência – Diferenciação por serviço: Os varejistas acreditam que os clientes valorizam as empresas quepossuem políticas mais liberais de retorno de produtos. Esta é uma vantagem percebida onde os fornecedores ou varejistas assumem os riscos pela existência de produtos danificados.

Redução de Custo: As iniciativas relacionadas à logística reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas. Economias com a utilização de embalagens retornáveis ou com o reaproveitamento de materiais paraprodução têm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas.

O processo de logística reversa e o conceito de ciclo de vida

Por traz do conceito de logística reversa está um conceito mais amplo que é o do “ciclo de vida”. A vida de um produto, do ponto de vista logístico, não termina com sua entrega ao cliente. Do ponto de vista financeiro, fica evidente que além dos custos decompra de matéria-prima, de produção, de armazenagem e estocagem, o ciclo de vida de um produto inclui também outros custos que estão relacionados a todo o gerenciamento do seu fluxo reverso.
Do ponto de vista ambiental, esta é uma forma de avaliar qual o impacto que um produto sobre o meio ambiente durante toda a sua vida.
Neste contexto, podemos então definir logística reversa como sendo oprocesso de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados, do ponto de consumo ao ponto de origem com o objetivo de recapturar ou realizar um descarte adequado.
Este processo é geralmente composto por um conjunto de atividades que uma empresa realiza para coletar, separar, embalar e expedir itens usados, danificados ou obsoletos dos pontosde consumo até os locais de reprocessamento, revenda ou de descarte.

Fatores críticos que influenciam a eficiência do processo de logística reversa

Dependendo de como o processo de logística reversa é planejado e controlado, este terá uma maior ou menor eficiência. Alguns dos fatores identificados como sendo críticos e que contribuem positivamente para o desempenho do sistema de logísticareversa.
* Bons Controles de Entrada
* Processos Mapeados e Formalizados
* Ciclo de Tempo Reduzido
* Sistemas de Informação Acurados
* Rede Logística Planejada
* Relações Colaborativas Entre Clientes e Fornecedores
Bons controles de entrada: No início do processo de logística reversa é preciso identificar corretamente o estado dos materiais que retornam para que estes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logística reversa
  • Logistica reversa
  • Logística reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • logistica reversa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!