Logística reversa na construção civil primeiro capítulo

Páginas: 14 (3455 palavras) Publicado: 10 de março de 2013
Introdução

As recentes mudanças no cenário econômico mundial a partir do processo de globalização da economia esta tornando cada vez mais fácil o acesso ao credito e simplificando os processos de aquisição de bens.
Alguns países como Brasil, Índia e China, que a pouco menos de duas décadas atrás eram classificados como de terceiro mundo, hoje fazem parte de um grupo onde a economia cresce ese fortalece transformando sua população em um grupo com grande potencial de consumo.
Para atender esta demanda em constante crescimento a indústria de bens de consumo esta refazendo suas estratégias de produção e vendas além de reorganizar a forma em como lidar com fornecedores, concorrentes e com o consumidor final de seus produtos.
Um dos setores que mais tem atraído atenção dos consumidoresé o da construção civil principalmente devido ás facilidades de financiamento
. O jornal eletrônico Valor Econômico de 28 de novembro de 2012 aponta um crescimento da construção civil no Brasil de até 4% para o ano de 2013 segundo projeção do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-Sp). Outro dado apontado pelo Sinduscon que merece atenção é o fechamento do anode 2012 com crescimento de 4% perante o ano de 2011.
Um dos reflexos deste crescimento esta no acúmulo dos resíduos e sobras de materiais de construção. Nos dias de hoje existem processos indústrias que tratam da transformação destes resíduos em matéria prima secundária gerando lucro para as empresas construtoras e reduzindo o impacto ambiental gerado pelo descarte inadequado.
Apresentaremosneste trabalho monográfico algumas soluções para o destino destes resíduos tendo como base as ferramentas da logística reversa que, analisadas por Lacerda (2009), ainda precisam ser bem desenvolvidas, pois se encontram em um estágio inicial, mais que já estão mudando orientadas pela legislação que trata do assunto e das metas de redução de custos elaborada pelas empresas.
Objetivo Geral

Oobjetivo deste estudo monográfico é apresentar o conceito de logística reversa bem como analisar a viabilidade do reaproveitamento das sobras de materiais de construção decorrentes do término da obra civil, em seus aspectos econômicos e socioambientais.
Objetivos Específicos

1 – Pesquisar o conceito de logística reversa bem como sua história e evolução.
2– Verificar a legislação vigente quetrata do reaproveitamento das sobras de materiais de construção e a forma como são divulgadas alem do cumprimento por parte das empresas de construção civil.
3 – Apresentar a forma como esse tipo de material é processado, utilizando como estudo de caso o projeto de reutilização de resíduos de material de construção aplicado pela prefeitura da cidade de Hortolândia, alem de mostrar sua viabilidadeeconômica e impacto ambiental.

ProblematizaçãO

Algumas questões surgiram a partir de reflexões sobre o assunto e após leitura de artigos e livros que tratam da logística reversa tais como:
Qual o destino dos resíduos que sobram no Final da construção?
Quais são os processos disponíveis para o reaproveitamento desses resíduos?

Justificativa

Este trabalho justifica-se pelo crescenteaumento da construção civil em todo o país e, portanto, pelas necessidades de pensar a logística reversa nesta área, alem do fato de que, na maioria dos casos, os resíduos da construção civil não têm destinos adequados e que uma vez reaproveitados podem gerar lucros, reduzir custos, além de diminuir o impacto ambiental.
Entende-se que o ritmo frenético que movimenta esse mercado e a busca pormetas e resultados financeiros positivos, os impeçam de elaborar um melhor entendimento sobre logística.
Espera-se assim, que este trabalho contribua com as empresas de construção civil, principalmente as de pequeno porte e que os estudos desenvolvidos nesta monografia possa lhes oferecer opções de melhoria para o seu negócio nos aspectos financeiros e de responsabilidade social.

Hipótese...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O paradoxo da logística sustentável: logística reversa na construção civil
  • Primeiros Socorros na construção civil
  • Logistica e Construção civil
  • Logistica na construçao civil
  • Logística aplicada a construção civil
  • LOGÍSTICA APLICA À CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Logistica na construção civil
  • Logística na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!