Logística nos anos 50 ate a atualidade

Páginas: 7 (1584 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Logística antes de 1950:

Até cerca de 1950, não existia nenhuma filosofia dominante para logística. As empresas fragmentavam a administração de atividades-chave em logística. Ou seja, o transporte era contratado frequentemente sob o comando gerencial da produção; e o processamento de pedidos era controlado por finanças ou vendas. Isto resultava no conflito de objetivos e deresponsabilidades para as atividades logísticas.
Entretanto, existiram alguns pioneiros. Antigos estudiosos de marketing e empresários como Arch Shaw (1912) e Fred Clark (1922) identificaram a natureza da distribuição física e como ela diferia da criação da demanda de marketing. A atividade logística militar na Segunda Guerra Mundial foi um início para muitos dos conceitos logísticos utilizados atualmente.Infelizmente, o exemplo militar somente influenciou as atividades logísticas das firmas comerciais . Por volta de 1945, algumas empresas já haviam colocado transporte e armazenagem de produtos acabados sob um único gerente. As indústrias alimentícias foram pioneiras neste aspecto.
A maior parte dos aperfeiçoamentos gerenciais das atividaes logísticas surgiu do reagrupamento das atividadestradicionais dentro das firmas. Antes de 1950, poucas empresas realmente exploraram os benefícios destes rearranjos.
Após a Segunda Guerra Mundial, a economia dos EUA experimentou rápido crescimento, devido parcialmente à demanda reprimida dos anos de repressão e à posição dominante da indústria americana no mercado mundial. O clima era pra vender e produzir. Os lucros eram altos. Certaineficiência na distribuição de produtos podia ser tolerada.

Logística entre 1950-1975:

O perído entre o início dos anos 50 até a década de 60 representa a época de decolagem para a teoria e prática da logística. O ambiente era propício para novidades no pensamento administrativo. O marketing estava bem estabelecido em muitas instituições educacionais e orientava muitas empresas.Entretanto, professores de marketing e administração não estavam totalmente satisfeitos com o que havia sido criado. Paul Converse, conhecido professor de marketing, disse em 1954 que as companhias prestavam muito mais atenção a compra e venda do que a distribuição física. A distribuição física era muitas vezes subestimada e colocada de lado como algo de pouca importância. Peter Drucker, escritor econsultor de administração de empresas bastante conhecido, chamava as atividades de distribuição que ocorriam após a produção dos bens de “as áreas de negócios infelizmente mais desprezadas e mais promissoras na América”.
Posteriormente, reconheceu-se que um evento chave para o desenvolvimento da logística empresarial como disciplina foi um estudo conduzido para determinar o papel que o transporteaéreo poderia desempenhar na distribuição física. Este estudo mostrava que o alto custo do transporte aéreo não necessariamente deteria o uso deste serviço, mas que a chave para sua aceitação deveria ser o seu menor custo total decorrente da soma das taxas do frete aéreo e do menor custo devido à diminuição de estoques, conseguido pela maior velocidade da movimentação por via aérea. Estacompensação de um tipo de custo por outro ficou conhecida como o conceito do custo total. Ela tornou-se importante argumento para um reagrupamento lógico de atividades dentro das firmas e também auxiliou a explicar a reorganização em torno das atividades de distribuição que estava ocorrendo em algumas poucas empresas pioneiras. O conceito do custo total é um princípio importante para a logística empresarial.As condições econômicas e tecnológicas eram tais que também encorajaram o desenvolvimento. Quatro condições chave foram identificadas: alterações nos padrões e atitudes da demanda dos consumidores, pressão por custos nas indústrias, avanços na tecnologia de computadores e influências do trato com a logística militar.
Durante a última parte destes anos de desenvolvimento, filosofias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica anos 50
  • cardapio para homens ate 50 anos
  • Linguagem audiovisual anos 50 até 2000.
  • Surgimento do audiovisual até a TV dos anos 50 no Brasil
  • Relatório Surgimento do Audiovisual até a TV, dos anos 50 no Brasil.
  • Desenvolvimento do audiovisual no brasil, avanços tecnológicos dos anos 50 até 2010
  • anos 50
  • Anos 50

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!