Logística militar

Páginas: 18 (4327 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2011
A importância da Logística para as Organizações Militares.
1. Introdução
O General Antoine Henri Jomini, em seu livro Precis de L’Art de La Guerre, publicado em 1836, cunhou a frase: “a Logística é tudo ou quase tudo no campo das atividades militares, exceto o combate” e sintetizou os três ramos da arte da guerra como sendo a estratégia, a tática e a logística, afirmando que caberia ao último aresponsabilidade pelo fornecimento dos meios, a serem empregados pelos dois primeiros.
A logística está intimamente ligada ao meio militar, as definições de logística habitam esse meio desde a pré-história, como se apresenta no quadro abaixo:
Quadro 01: A logística no contexto histórico.
A importância da Logística para as Organizações Militares – Amarildo Magalhães
2
O conceito de logísticafoi evoluindo e acompanhando a importância da atividade de logística no ambiente militar. Na Grécia antiga, cerca de 900 a.C. surge o termo logíatikos, como a atividade de calcular, prever e refletir, é importante perceber que embora se tenha a atividade de calcular e prever, típicas da logística nos tempos atuais, a reflexão está aí incluída fazendo uma referência ao pensar estratégico, ato dedinâmica dos cálculos logísticos.
No Império Romano Bizantino, no ano 1 a.C., usa-se o termo logística para designar o militar de administração, atividade militar que até os dias atuais encarrega-se da maior fatia da logística militar. Em 900 d.C., então Império Bizantino, a logística passa a ser definida com ênfase nas atividades militares de armamento, organização e abastecimento da tropa, alémdo planejamento das operações e das informações. Em 1.250 d.C., na frança de Luiz XIV, surge o termo Marechal de Logis, militar responsável pela organização do aquartelamento, preparo das marchas e dos acampamentos.
Após a II Guerra Mundial a logística tem sido citada em vários livros e artigos, na sua maioria, dando ênfase a logística militar de guerra, quando se trata de logística militar, e alogística de produção, quando se trata de logística empresarial. Porém, logística é algo muito mais amplo que isso.
No caso deste artigo, a ênfase será a logística militar. Inicia-se por reconhecer que a logística militar de guerra foi a grande responsável pela evolução da logística, inclusive em tempo de paz. Apresenta-se um estudo de caso da doutrina de logistica militar desenvolvida peloExercito Brasileiro e se evidencia a importância de se desenvolver doutrinas específicas para as instituições militares estaduais.
As duas grandes guerras, tendo na segunda a hegemonia das Forças Armadas Aliadas, além da Guerra do Vietnã, e, mais recentemente, as Guerras do Golfo e do Iraque, como ficaram conhecidas as duas campanhas lideradas para a intervenção na área da principal reserva de petróleodo planeta e, por essa característica, alvo de constantes conflitos, renderam aos Norteamericanos o maior know-how em logística militar no planeta.
Para melhor entender a abrangência e as caracteristicas da Logística Militar, recorre-se a um estudo da doutrina do Exército Brasileiro (EB), que está a mais de seis décadas em regime de paz, já que sua última atividade em campanha foi na II GuerraMundial.
A importância da Logística para as Organizações Militares – Amarildo Magalhães
3
Na atualidade, o Exército Brasileiro consolida suas atividades militares exercendo e desenvolvendo uma doutrina militar genuinamente nacional, inclusive na área de logística, gerada com base nas perspectivas de emprego realistas, procurando evoluir sua concepção estratégica de maneira compatível comrealidade do país, principalmente, com os limites econômicos e com as conjunturas geopolíticas atuais e de demandas futuras.
2. A Logística Militar no Exército Brasileiro
Em se tratando de LM, o Exército Brasileiro desenvolve importantes conhecimentos logísticos nas atividades de apoio orgânico, ou seja, voltado à sua própria estrutura, em função de sua distribuição em todas as regiões do país,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica militar
  • Logística militar
  • Estratégia militar ao profissional de logística
  • Logísticas militar e empresarial
  • Tcc logistica militar
  • logistica militar e empresarial
  • A Logistica Veio De Origem Militar
  • RESUMO DA OBRA:ANÁLISE DA ATIVIDADE LOGÍSTICA DE TRANSPORTES NA CADEIA DE SUPRIMENTO DA 3ª REGIÃO MILITAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!