logística Internacional

Páginas: 8 (1818 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A partir da década de 90, a gestão empresarial conscientiza-se para a importância do processo produtivo com elevado padrão de eficiência operacional. A busca pela diferenciação e o estabelecimento de vantagens competitivas, impõem as empresas à verificação de alternativas capazes de driblar as estratégias dos concorrentes. Este momento coloca a logística no centro das tomadas de decisãoempresarial, uma vez que o gerenciamento estratégico, de forma eficiente e eficaz, dos fluxos de materiais e informações desde o fornecedor até o cliente final se torna crucial ao processo produtivo.

Esta reflexão leva a uma pergunta: quais os motivos para a logística ser considera como a estratégia mais oportuna para satisfazer, a um baixo custo, as exigências do mercado atual?

A eficiênciaconsiderada como um fator prático, passa a ser considerado um fator de extrema complexidade, a substituição de processos de produção em massa pelos de produção enxuta[1] e a integração com fornecedores e clientes passaram a ser questões vitais na busca da excelência empresarial.

Oportunidades são desenvolvidas com a abertura de mercados pois, haverá diversificação de consumidores e o fornecimentoserá ampliado, porém a distribuição e transporte dos produtos poderá se tornar um entrave devido à distância a ser percorrida até chegada ao cliente final.

Rapidez e flexibilidade deixam de ser apenas um diferencial e tornam-se obrigatoriedade. Entende-se que o um aumento dos custos de transporte devido ao trânsito à ser percorrido, e excelência operacional serão itens decisivos para análise dasempresas que pretendem disputar o mercado em outras regiões.

Modelos tradicionais como o Fordismo[2], deparam-se com modelos flexíveis e customizados, que visam atender os cliente de diferentes culturas. Não podemos esquecer que empresas podem oferecer produtos semelhantes, porém a forma, rapidez e eficiência que esse produto será entregue ao destino final irá diferenciá-las.

Mas afinal, oque é logística?

Logística é agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva, é uma evolução natural do pensamento administrativo. (BALLOU; 2001, p.19). Também, em sua descrição clássica, tem o objetivo de providenciar bem e serviços corretos, no lugar certo, no tempo exato e na condição desejada ao menor custo possível.(BALLOU; 2001, p.19)

As demais atividades que norteiam as negociações internacionais são importantes, porém a nota-se que atividade logística demonstra fazer a diferença em se tratar de competitividade.

A logística internacional é uma ferramenta imprescindível para a expansão do comércio exterior mundial, uma vez que pode ser utilizada estrategicamente como um diferencial competitivo nasnegociações internacionais, e não somente como um mero instrumento operacional.

Conquistar ou reter mercados e clientes depende cada vez mais das habilidades de uma empresa em entender os desejos de seus clientes e a utilizar a logística adequada ao país no qual deseja- se prospectar proporcionará um custo-benefício para os empresários da área.

O desenvolvimento do comércio internacional trouxea necessidade de modais de transportes e respectiva infra-estrutura mais ágil para atender à satisfação dos clientes. Esta realidade está alterando o quadro de gestão de materiais e também gerando conscientização de investimento para modernização no setor de transportes, para que o gerenciamento da cadeia de Supply Chain[3] torne-se um ponto estratégico dentro do comércio internacional. O poder deescolha do cliente quanto ao modal à ser escolhido, origem e destino de sua carga, incoterm[4], entre outros, é fácil entender o porque a logística internacional se tornou importante para as negociações internacionais, pois permite ao consumidor o poder de escolha entre diversas opções de preço, qualidade e tempo.

A logística internacional permite desenvolver estratégicas que visam redução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica internacional
  • logistica internacional
  • Logística Internacional
  • Logística Internacional
  • Logística internacional
  • Logística Internacional
  • Logistica Internacional
  • Logistica internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!