Logística enxuta estudo de caso

Páginas: 5 (1046 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
O artigo trás um exemplo de como aplicar na prática a logística enxuta e otimizá-la, e dessa forma realizar o serviço com o menor custo total, tentando eliminar as fontes de desperdícios. A repercussão econômica mais visível da adoção do conceito lean sempre foi à redução de estoques, através de entregas mais freqüentes e diminuição dos lotes de compra e/ou de fabricação, surgiu no âmbito dalogística a premissa do “ressuprimento enxuto”, expressão que erradamente muitos passaram a substituir por “logística enxuta”. Enxuto é um conceito limitado, já o conceito de logística enxuta é mais amplo e envolve iniciativas que visam a criação de valor para os clientes mediante um serviço logístico realizado com o menor custo total para os integrantes da cadeia de suprimentos. O pensamento enxuto,quando aplicado, procura fazer com que as partes envolvidas trabalhem juntas para eliminar essas fontes de desperdícios. Este artigo procura abordar o conceito de logística enxuta e, o serviço logístico enxuto. Soluções enxutas para o serviço logístico. Na obra mais recente Womack e Jones introduzem o conceito de “Consumo Enxuto”. Os princípios do consumo enxuto são: Solucionar totalmente oproblema do cliente, assegurando que todos os produtos e serviços funcionem e que funcionem juntos, Não desperdiçar o tempo do cliente, Oferecer exatamente aquilo que o cliente quer, Oferecer o que o cliente quer exatamente onde ele quer, Oferecer o que o cliente quer, onde ele quer e exatamente quando ele quer e Agregar continuamente soluções para reduzir tempo e aborrecimentos do cliente.

SolucionarTotalmente o problema do Cliente; Abaixo temos exemplos, como alguns dos princípios do consumo enxuto podem ser encontrados em soluções logísticas pensadas para tornar eficiente a experiência de clientes. Estudo de caso, primeiro caso empresa MB;

A empresa procurou entender desde o início os critérios competitivos de seu cliente: consistência, rapidez, e preço. Para que seu cliente tenhasucesso junto a seus clientes, a MB desenvolveu um projeto de serviços logísticos que cotidianamente persegue aqueles critérios competitivos. O objetivo do projeto foi garantir a sincronia necessária para atender rapidamente aos pedidos recebidos. Também com o objetivo de sincronização a grande maioria dos caminhões da empresa possui três compartimentos em temperaturas distintas para acomodardiferentes tipos de necessidades das lojas, com o objetivo de minimizar o número de entregas e diminuir, também, a probabilidade de que alguns produtos cheguem e outros não. Ela desenvolveu o formulário eletrônico para envio e recepção dos pedidos via internet. A MB instalou um sistema ERP com módulos de previsão de vendas, recebimento de pedidos, controle de estoques próprios e dos fornecedores,relatório de vendas por loja e acompanhamento diário dos indicadores de desempenho. A empresa adquiriu um programa roteirizador que determina, em função dos pedidos a serem entregues, a melhor rota para o veículo. Dessa forma ela não é apenas um operador que abastece as lojas; é um operador logístico integrado que administra a inteligência logística da cadeia, desenvolvendo soluções que dêem respostas aosdesafios enfrentados pelo cliente, perseguindo o custo total mínimo para todos os integrantes da cadeia. Fabricação enxuta procurou reduzir todos esses desperdícios, projetando processos que procuram otimizar o uso da mão-de-obra. É preciso mapear todas as atividades que precisam ser realizadas para que aquela operação ocorra no menor tempo possível. Os centros de distribuição integram os pedidosrecebidos de todos os tipos de loja, mas, para cada formato, há um esquema próprio de distribuição, considerando, por exemplo, que as lojas Express trabalham com pequenos volumes, não possuem área de armazenagem e, por essa razão, precisam ser continuamente abastecidas.

Estudo de caso, segundo caso Logistica Hospitalar; Pacientes com suspeita de AVCI, é possível minimizar as sequelas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso produção enxuta
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso logistica
  • Estudo de caso: logística e-commerce
  • Estudo de caso Logística
  • Estudo de caso Logistica reversa
  • Estudo de caso de logística
  • Estudo do caso logistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!