Logística empresarial

Páginas: 18 (4302 palavras) Publicado: 14 de junho de 2011
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Desenvolvimento 5
2.1. Logística, Cadeia de Suprimentos e Estratégia Competitiva....................... 5
2.2. Criando a cadeia e suprimentos responsiva e Gerenciamento
estratégico do lead time 9
2.3. Superando os obstáculos à integração na cadeia de suprimentos 15
2.4. Entrando na era dacompetição de redes 19
3. Considerações Finais 24
4. Bibliografia 25

1. Introdução
Atualmente com o mercado globalizado, precisamos manter vantagem competitiva em relação às outras empresas, devemos conhecer o local onde atuamos (cliente), e mais ainda o produto com que trabalhamos, este trabalho irá destacar um tema muito importante – a logística, que é a chave de muitos negócios,principalmente pelo alto custo de operação de abastecimento.
O trabalho a seguir é apresentado como um plano de melhorias para a empresa escolhida e apresentará as características desta cadeia, suas fraquezas e os pontos de melhoria.

2. Desenvolvimento

2.1. Logística, Cadeia de Suprimentos e Estrategia Competitiva

Empresa: Indústria Construções e Montagem Ingelec S.A.
Nome Fantasia:INCOMISA
Endereço: Av. Júlio de Paula Claro, 1280 – Bairro Feital – Pindamonhangaba - São Paulo
Porte: nº funcionários: média, faturamento: grande
Publico Alvo: Concessionárias de Energia Elétrica (Furnas, Copel, Chesf, Abengoa) – Públicas e Privadas.
Visão: Ser referencia em qualidade e sustentabilidade, com inovação, trabalho em equipe e paixão.
Missão: Atuar com criatividade e comprometimento,ajudando a transmitir soluções integradas para sistema de transmissão de energia e telecomunicações, buscando exceder as expectativas dos nossos clientes.
Valores: Ética, ousadia, credibilidade, confiança, segurança.

A INCOMISA é uma companhia dedicada a projetos e fabricação de: torres de transmissão, cadeias de ferragens e acessórios para linhas de transmissão, torres de telecomunicações eestruturas de subestação.

Contato da empresa: Shylzelisse Raissa de Oliveira, Analista Técnico.
Relacionamento com os clientes, fornecedores, concorrentes e clientes internos está sustentado por quatro pilares fundamentais: respeito, compartilhamento de informação, eficácia e eficiência.

Rede Logística da Empresa

A rede para a empresa mencionada se inicia com o cliente interno na áreaEngenharia onde se tem as informações para o desenvolvimento do produto.

A Engenharia planeja e controla o desenvolvimento do projeto determinando as etapas do desenvolvimento, e as necessidades de verificação e validação de acordo com as especificações do contrato, bem como a necessidade de matéria prima para a fabricação do produto, e elaboração de ordem de produção conforme pedido do cliente.Após o desenvolvimento do projeto e elaboração dos documentos de Engenharia, estes são encaminhados para a área de PCP que realizará o planejamento da produção: a princípio o planejamento elabora um cronograma de fornecimento, solicita as matérias primas.

As matérias-primas utilizadas no processo de fabricação, assim como os serviços contratados, são adquiridas de fornecedores, no processo decompras, podemos citar como exemplo as cantoneiras e chapas, que são comprados da VOTORANTIM e GERDAU, e também serviços terceirizados como soldagem em alguns projetos enviados para fabricação na GENERAL.

Os produtos adquiridos são monitorados começando pelo recebimento: Inspecionado os matérias (cantoneiras, chapas, acessórios) conforme normas, ordem de compra e nota fiscal, e sãoidentificados com rastreabilidade as quais dão capacidade de monitorar e medir os materiais, esta etapa se encontra no almoxarifado o qual recebe e estoca materiais.

O PCP também verifica estoques, quando há disponibilidades liberam as Ordens de Produção, requisitando o material ao almoxarifado, envia a área de produção.

Na produção se encontra 3 setores: Chaparia, cantoneira e galvanização, onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica empresarial
  • Logistica empresarial
  • logistica empresarial
  • LOGISTICA EMPRESARIAL
  • Logística Empresarial
  • logistica empresarial
  • Logística empresarial
  • Logistica empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!