Logística empresarial

Páginas: 17 (4175 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
4
L
ogística

E

mpresarial
Francisco Ferraes Neto Maurício Kuehne Junior

O objetivo deste capítulo é demonstrar alguns conceitos relacionados à atividade logística e como esta atividade pode ser melhor compreendida e implementada em qualquer tipo e porte de organização. Para tanto, o texto está subdividido em 5 seções. A primeira seção conceitua o termo logística, explicando o porquede cada vez mais estarmos escutando tanto a palavra em questão. A seção 2 busca informar o leitor a respeito do que é e de como gerenciar uma cadeia de abastecimento ou “Supply Chain”, como está sendo mais conhecida. A seção 3, Logística e Competitividade, trata de um fator muito importante dentro de qualquer organização que é a diferenciação e de como a logística pode colaborar nesse processo de“vida ou morte” das organizações. A seção 4 trata da análise das aplicações logísticas, dividindo-as em 4 grandes grupos, respondendo a algumas questões bastante polêmicas. Por ultimo, porém não menos importante, o capítulo irá demonstrar ao leitor a importância da estratégia logística, inclusive com uma comparação histórica das atividades em uma organização, chegando à estratégica filosofia doJust-in-time.

1 O que é logística?
Muito se fala a respeito da logística como sendo, atualmente, a responsável pelo sucesso ou insucesso das organizações. Porém, o que se pode perceber no mercado é que muito pouco se sabe sobre as atividades logísticas e como as mesmas devem ser definidas nas organizações. É importante então evitar que situações de modismo acabem por influenciar o uso errado dapalavra e, o que seria muito pior, de suas técnicas e atividades. Mas, afinal, o que é realmente a logística?
COLEÇÃO
EMPRESARIAL

GESTÃO

39

Pode-se definir logística como sendo a junção de quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Para que essas atividades funcionem, é imperativo que as atividades de planejamento logístico, quer sejam demateriais ou de processos, estejam intimamente relacionadas com as funções de manufatura e marketing. O termo Logística, de acordo com o Dicionário Aurélio, vem do francês logistique e tem como uma de suas definições a “parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção eevacuação de material (para fins operativos ou administrativos)”.
É preciso atentar para a definição correta do termo logística e a sua aplicação como diferencial competitivo em qualquer tipo de organização

Pela definição do Council of Logistics Management, “Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico dematérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”. Existem diversos tipos de organização, sejam privadas ou públicas, que se utilizam dos serviços logísticos, como empresas manufatureiras, empresas de transporte, empresas alimentícias, ForçasArmadas, serviços postais, distribuição de petróleo, transporte público e muitas outras. Logística é a chave de muitos negócios por muitas razões, entre as quais incluímos o alto custo de operação das cadeias de abastecimento. Pode-se perceber que a tendência das organizações é a horizontalização, atividade em que muitos produtos até então produzidos por determinada empresa do fim da cadeia defornecimento passam a ser produzidos por outras empresas, ampliando o número de fontes de suprimento e dificultando a administração desse exército de fornecedores. Alguém pode estar perguntando: se os custos são tão altos, por que então horizontalizar e criar demanda para atividades logísticas? A resposta para a indagação acima se resume em duas palavras: Mercado Globalizado. À medida que as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica empresarial
  • Logistica empresarial
  • logistica empresarial
  • LOGISTICA EMPRESARIAL
  • Logística Empresarial
  • logistica empresarial
  • Logística empresarial
  • Logistica empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!