Logística empresarial/ gerenciamento da cadeia de suprimentos

Páginas: 9 (2217 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2012
Cintia Souza
Elizamara Garcia

Logística empresarial/ gerenciamento da cadeia de suprimentos.


Resumo
Neste trabalho de origem científica apresentaremos alguns conceitos sobre logística que conseguimos identificar em livros lidos e alguns exemplos de autores que escrevem sobre o assunto referentes á logística cadeia/ de suprimentos, em uma rede de lojas no varejo. A logísticaempresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria- prima até o ponto de consumo final assim como dos fluxos de informação, que locam os produtos e, movimento com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. Ela tem a finalidade de assegurar a disponibilidade do produtocorreto, na quantidade correta, na hora, lugar e consumidor certo. Nos dias atuais com a modernização vem crescendo muito a venda das empresas que tem o produto de pronta entrega, então a logística é fundamental para este segmento além de oferecer, bom produto também tem que chegar na hora exata. Esta é a função primordial da logística/ cadeia de suprimentos, produto na hora com menor custo.Palavras- chave: Logística. Suprimentos. Empresa.


1 Introdução
Compreende-se como cadeia de suprimentos, um conjunto de instalações dispersas geograficamente interagindo entre si. Como exemplos dessas instalações tem-se: fornecedores de matéria-prima, plantas produtivas, centros de distribuição, varejistas, estoque em trânsito, produtosintermediários e produtos acabados entre as instalações, Ballou,(2007).
Para Dias (1993), a logística é responsável pela movimentação de materiais e produtos, através da utilização de equipamentos, mão de obra e instalações de tal forma que o consumidor tenha acesso ao produto na hora e com o menor custo que lhe convenha; a logística é o processo estrategicamente de aquisição, movimentação e armazenamentode materiais, peças e produtos.
Na logística para Dias (1993) a sua finalidade é:


• Ter insumos corretos, na quantidade correta com qualidade, no lugar certo, no tempo adequado com método, preços justos e com boa impressão;
• Ajudar aumentar o grau de satisfação do cliente.
Neste trabalho iremos observar como a rede de casas Pernambucanas administra sua logística, com base em textoslidos, de visitas a loja e entrevista com o gestor.
A satisfação do cliente hoje não resume a apenas oferecer-lhe um produto de qualidade superior, como também menor preço e menor prazo de entrega, garantindo o cumprimento do prazo e a regularidade no atendimento, troca de informações via EDI ou seja Intercambio eletrônico de Dados, que permite assim um contato eficiente entre fornecedor e cliente.2 Etapas do processo logístico
Armazenagem e manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas, os custos podem absorver de 12 a 40% das despesas logísticas da empresa, Ballou (2007).
A logística pode ser definida como a integração da administração de materiais com a distribuição física, ou seja as duas grandes etapas do processo logístico são suprimentofísico (administração de materiais) e as distribuições físicas.
Segundo Gomes (2004) as atividades inerentes as duas grandes etapas do processo físico são praticamente iguais diferindo apenas pelo fato de o suprimento físico lidar com matérias-primas e a distribuição física com produtos acabados.
São três as etapas do processo logístico: suprimento, produção e distribuição física
As principaisatividades de distribuição física são: projeto, especificações e métodos de produções e produtos, programação, processamento de pedidos, fabricação, gestão de estoques, controle de qualidade, manutenção, transporte/expedição.
2.1 Logística e suas funções
A logística tem como atividades primarias: estoques, serviços ao cliente, armazenamento, localização e transporte, Gomes e Ribeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • logistica e gerênciamento da cadeia de suprimentos
  • LOGISTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística de Suprimentos
  • Logistica e gerenciamento da cadeia de suprimentos
  • Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos
  • Logistica empresarial e cadeia de suprimentos
  • Logistica empresarial / cadeia de suprimentos
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos na logística reversa.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!