Logística cana-de-açúcar

Páginas: 30 (7388 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE DA CANA-DE-AÇÚCAR APLICADA AO SETOR SUCROALCOOLEIRO

INTRODUÇÃO

Decorrente do Proálcool (Programa Público Nacional de Produção de Combustível Alternativo aos Derivados do Petróleo), a produção de cana-de-açúcar cresceu no país, com isso foram instaladas novas usinas elevado o número de empregos diretos em toda a cadeia produtiva, desde a indústria produtora demáquinas e equipamentos para o setor sucroalcooleiro à comercialização de álcool, açúcar e energia.
Consequentemente, o setor agroindustrial canavieiro iniciou um processo de pesquisa e desenvolvimento nas últimas décadas que garantiu seu destaque no setor agrícola brasileiro. As usinas sucroalcooleiras procuram se adequar ao cenário econômico nacional por meio de inovações, como a busca por umamelhor integração das áreas agrícolas e industriais. Entre outras possibilidades, essa integração também diz respeito ao sincronismo do transporte da cana-de-açúcar e sua chegada até a usina.
Entre tantos procedimentos administrativos que devem ser considerados, está a logística de uma empresa, um sistema integrado ao qual se deve saber coordenar toda a cadeia de suprimento para que a matéria-primachegue ao local certo, dentro de um tempo aceitável, a um custo baixo, em boas condições para que a indústria produza de forma eficiente seus produtos.
Os sistemas logísticos são de fundamental importância para eficiência operacional das usinas, pois atuam na integração de operações agrícolas e industriais visando estipular o melhor tempo de corte, carregamento, transporte e armazenamento dacana-de-açúcar por se tratar de um produto perecível.
A cana-de-açúcar tem grande importância para as usinas, pois é ela que alimenta todo o processo da cadeia de produção do açúcar e do álcool e, para que isso possa ocorrer, é imprescindível a utilização de meios de transporte, que deslocam a matéria-prima (cana-de-açúcar), desde o campo até a chegada à usina. Todo um procedimento logístico deve sercoordenado para que não haja falta de abastecimento da matéria-prima dentro da indústria, onde o sincronismo entre o tempo de corte, carregamento e transporte devem ser controlados, para que a principal fonte de abastecimento das indústrias sucroalcooleiras chegue de maneira eficiente.
Um problema importante nesses sistemas é como coordenar todo processo de corte e transporte da cana do campo atéa área industrial de maneira a suprir adequadamente a demanda necessária desta. O tempo do ciclo que será compreendido vai desde o carregamento do caminhão no campo à entrada do caminhão na usina, sua pesagem, seu descarregamento, sua volta ao campo e seu retorno novamente à usina. Esse estudo é de grande importância, pois envolve a aplicação da logística canavieira, para que a matéria-primachegue nas condições desejadas, no tempo certo para que não falte e ao mesmo tempo não sobre matéria-prima. O desafio para as usinas é reduzir o custo por tonelada otimizando o tempo que envolve os veículos, cuja ociosidade pode levar a ineficiência de todo o processo e isso por consequência resultar em um aumento dos custos da empresa. O carregamento e o transporte da cana-de-açúcar devem serrealizados simultaneamente logo após o corte para que haja um sincronismo logístico entre a área agrícola e a área industrial.
O armazenamento da cana em local inadequado após as 48 primeiras horas do corte pode provocar perda das propriedades de açúcar por respiração e transpiração do produto, o que leva a área logística da empresa a travar uma luta ferrenha de seus processos contra o tempo. Como otransporte da cana até a usina é predominantemente rodoviário e por carreadores, é necessário avaliar o número ideal de veículos para suprir toda a necessidade do transporte, além da interferência das variações do ambiente no fluxo do transporte do campo até a usina; a distância máxima admitida no percurso de um caminhão e o que isso pode influenciar na produção; a disposição do produto no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica Reversa do Bagaço da cana de acuçar ( sem imagens )
  • Cana de açucar
  • Cana de açucar
  • Cana de açucar
  • Cana de Açucar
  • Cana de acucar
  • cana de acucar
  • A cana de Açúcar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!