Logística aplicada

Páginas: 5 (1002 palavras) Publicado: 5 de maio de 2013
A importância da cadeia de suprimentos para estratégia logística.

Questões
1. Quais foram os pontos primordiais para que o Wal-Mart ganhasse o mercado do seu concorrente?
Os pontos primordiais que fez com que o Wal-Mart ganhasse o mercado dos seus concorrentes foram um grande investimento em um sistema computadorizado global que ligava a caixa registradora a sede da corporação, a garantia,entre vários outros benefícios, a reposição imediata dos estoques. O Wal-Mart também investiu pesado em logística, na aquisição de caminhões e modernos centros de distribuição. Além de aperfeiçoar seu controle da cadeia de suprimentos, esses movimentos reduziram acentuadamente os custos.

2. A estratégia de gestão da cadeia de suprimentos do Wal-Mart agregou valor aos seus clientes? Por quê?
Aestratégia do Wal-Mart agregou um grande valor aos seus clientes, pois com os investimentos, foi possível reduzir os custos, e com o seu incrível sistemas sofisticados de distribuição estoque e digitalização, garantia que os clientes não se deparariam com gôndolas vazias ou demoras na verificação de preços. E ainda hoje na história do Wal-Mart, o foco nas questões logísticas é a arma que permite aWal-Mart manter seus preços mais baixos e seus clientes mais satisfeitos.

3. Em que ponto os executivos do Kmart falharam? Em sua opinião quais estratégias deveriam ter adotado para não perder o mercado? Justifique.
Podemos apontar varias falhas da Kmart cometeu, a principal falha foi em se preocupar em investir em publicidade ao invés de procura uma ferramenta que conseguisse diminuir seuscustos, onde poderia proporcionar aos seus clientes preços menores. E outra falha também que podemos apontar foi à falta de treinamentos aos seus colaboradores que além dos prejuízos causados em seus estoques não terem habilidade e planejamentos adequados e o custo pela perca dos processos adquiridos por cobrarem preços excessivos dos clientes.


4. Cite um exemplo de uma empresa que sediferencia dos seus concorrentes através da cadeia de suprimentos, pontue no mínimo cinco pontos primordiais que fazem esta empresa ser referencia de mercado. Em sua opinião como o cliente pode perceber que a gestão da cadeia de suprimentos agrega valor aos produtos que ele consome? Justifique.
Podemos citar a empresa Nestlé que é hoje líder praticamente em quase todos os setores em qual atua, se não élíder esta em segundo lugar, tendo o objetivo fundamental oferecer ao consumidor produtos alimentícios e serviços de alta qualidade a preços sempre competitivos, nunca se afastando da plena satisfação, compromisso ético com a verdade perante todos ao qual atua.
Os cincos pontos que diferencia a Nestlé dos seus concorrentes são;
✓ A busca constante na liderança tecnológica e qualitativa, nosentido de assegurar o progresso social e profissional dos seus colaboradores.
✓ A importância das parcerias, a Nestlé colocar os seus produtos nas mãos dos seus consumidores da melhor maneira possível, buscando os pontos: onde o consumidor está, como o consumidor quer e quando o consumidor quer, fazendo a distribuição desejada pela a empresa atendendo os clientes e satisfazendo osconsumidores.
✓ A Nestlé cobra de seus distribuidores o dever de conhecer a fundo os seus clientes, propondo ações de melhoria, conhecer os seus concorrentes, estar atento às mudanças de mercado, acompanhar o trabalho de campo, treinar as suas equipes de vendas, aproveitar as sinergias internas com a equipe de Trade, Supply Chain e outros departamentos e garantir a utilização correta dosmateriais de merchandising, como
lay-outs e posicionamento dos produtos.
✓ Toda a equipe de venda da Nestlé trabalha semanalmente, atendendo os seus clientes cadastrados, fazendo todo o serviço que a Nestlé realiza com os seus clientes diretos, como reposição de produtos, abastecimento na área de venda, devoluções de produtos impróprios para o consumo, posicionamento e lay-outs dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica Aplicada
  • logistica aplicada
  • LOGISTICA APLICADA
  • Logistica aplicada
  • Logistica aplicada
  • Logistica aplicada
  • Logistica Aplicada
  • logistica aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!