LOD0155

2197 palavras 9 páginas
SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

20 de Novembro de 2013.

RESUMO

Neste artigo apresenta-se uma reflexão envolvendo questões socioambientais e o envolvimento direto do Estado e Sociedade na busca por soluções dos vários problemas que assolam o meio ambiente hoje. O meio ambiente é entendido como campo das inter-relações do sistema natureza e do sistema sociedade, onde o Estado, com suas políticas públicas, bem como, a sociedade civil, com as ações do movimento ambientalista, podem minimizar o conflito entre a reprodução social, e sua consequente ocupação desenfreada de espaço, e a preservação dos recursos naturais. Dessa forma, busca-se colaborar na constituição de uma racionalidade ambiental orientada por uma ética do meio ambiente que só poderia ser praticada plenamente com uma participação ativa do Estado e Sociedade Civil.
Palavras-chave: Meio ambiente, racionalidade ambiental, gestão ambiental.

1. INTRODUÇÃO

Muitos desastres naturais são causados pela ação do homem no meio ambiente. Ao contrário de muitos que pensam que a natureza é violenta, pode ser, mas seu maior agressor é o homem, que não se deu conta de que deve sua existência a ela.
A temática socioambiental envolve as questões que se situam na interface do sistema natureza e sistema sociedade, onde o meio ambiente é o campo das inter-relações entre estas. Nesse contexto se coloca a noção de desenvolvimento sustentável que surge de uma gradativa tomada de consciência da necessidade de proteger os recursos naturais apontando- nos para a possibilidade da adoção de uma racionalidade ambiental.
Frente a essa proposta de mudança, examinamos brevemente o quadro institucional brasileiro para a constituição de uma gestão pública municipal que garanta a qualidade de vida e a do meio ambiente e, ainda, como a sociedade civil, mais especificamente o movimento ambientalista, se organiza para dar respostas à crise ambiental. O objetivo deste encontro foi contribuir para a construção de

Relacionados

  • E seleção
    4979 palavras | 20 páginas