LOCOMOTOR EQUINOS

6249 palavras 25 páginas
Aula 2 de locomotor de equinos 04-06 Principais Afecções dos Membros Locomotores do Equinos - Luciana
Doenças que acometem os ossos: Osteíte e Osteomielite
Ossos pequenos que não tem camada medular não sofrem osteomielites.
A Osteíte é restrita ao córtex e periósteo.
Osteíte em ossos longos que tem camada medular significa processo infeccioso que não chegou ainda até a medula.
Osteíte  Envolve o periósteo ou o córtex ósseo.
O fato de ter osteíte, não significa que há infecção, mas pode haver uma osteíte infecciosa.
Osteomielite Cavidade medular. Mais grave.
Prognósticos diferentes  Quanto mais atinge a cavidade medular, pior o prognóstico.
A osteomielite seria inflamatória ou infecciosa? Infecciosa porque geralmente a bactéria chegou a atingir aquela profundidade porque ela degrada os tecidos, degrada a matriz óssea com muita facilidade e muita rapidez.
Então os processos inflamatórios por si só, por exemplo, um trauma pode causar uma osteíte? Só um trauma sem contaminação bacteriana dificilmente vai chegar a uma osteomielite, um osso que tenha medula. Então pode ter a osteíte e não chegar a ter uma osteomielite.
Nos casos infecciosos a própria osteíte com o avanço daquela infecção pode transformar na osteomielite, daí já se sabe que o prognóstico vai ser diferente, obviamente se tem comprometimento da medula a situação é diferente.
Radiografia: articulação do joelho de um animal jovem. Buscamos o que quando analisamos uma radiografia de uma articulação? Como o osso responde a uma agressão? Tem duas maneiras: primeiro perde massa óssea (absorve) para depois ele responder depositando mais matéria mineral. Claro que se existe um processo infeccioso ativo essa parte de deposição pode ser retardada porque a bactéria estaria degradando tudo então se observa muita área de absorção. Como que isso se manifesta radiograficamente? Se é absorção na radiografia aparece radiopacidade diferente, se é absorção aparece mais radioluscente, se tem mais deposição

Relacionados