Locke, maquiavel, platão e aristóteles

Páginas: 14 (3464 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2012
mestrado interinstitucional em ciência política e sociologia - IUPERJ / UNINORTE






Teoria Política Clássica
Professor Renato de Andrade Lessa







A Política para Locke, Maquiavel, Platão e Aristóteles: algumas considerações.









Maythe B. S. Pulici















Rio Branco – AC, Fevereiro de 2008

Inúmerospesquisadores aprofundaram-se na investigação sobre a descoberta do curioso e inteligente caminhar do homem, que passa durante sua evolução pelo processo do desenrolar de experiências a fim de tomar a consciência dos princípios que regem a vida.


Incapaz de viver isoladamente, como provam os mais remotos documentos históricos sobre a formação das sociedades, o homem constituiuprimeiramente a família, depois os grupos tribais, seguidos das pequenas comunidades, alcançando por fim as sociedades atuais, politicamente organizadas.


O que leva o homem a procurar a companhia do outro? A esta questão, inúmeros pensadores responderiam: a busca por certos objetivos e bens comuns a todos os indivíduos com vistas à felicidade.


Debruçando-se na história desses grupossociais, em fatos que antecederam às suas épocas, observando comportamentos e atitudes, estudiosos recolheram uma visão da arte de governar e de regular as relações existentes entre os homens, entre as cidades, entre os Estados, chegando ao que hoje denominamos Política.


A tentativa de explicar, racional ou historicamente, a formação das sociedades políticas, está presente até os temposatuais. O movimento jusnaturalista, que tenta explicar a natureza do homem considerando a existência de uma classe de princípios gerais, sobre ética ou razão, chamados leis naturais, traz filósofos como John Locke, que esclarece empiricamente esta questão em seu livro Segundo Tratado Sobre o Governo.


Nesta obra ele explana sobre o estado de natureza, que é“(...) o estado natural em que os homens se encontram, sendo este um estado de total liberdade para ordenar-lhes o agir e regular-lhes as posses e as pessoas de acordo com sua conveniência, dentro dos limites da lei da natureza, sem pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem.”[1]




Trata o estado de natureza como um estado de igualdade. Vê nele homens iguais, livres,agraciados por Deus com as mesmas vantagens naturais, aleatoriamente distribuídos pelo mundo. Sua visão da humanidade é otimista.


Locke não deixa que a liberdade do homem se confunda com licenciosidade, e elucida que o estado natural não permite ao homem que sua liberdade comprometa a integridade, física ou moral, do próximo ou a sua própria, exceto em situação de ameaça ou ataqueiminente, e neste caso, tem o direito natural de castigar o ofensor, até mesmo com a morte, conforme os ditames da razão e da consciência.


Locke crê na soberania e sabedoria divina, e atribui a Deus o juízo da longevidade de cada cidadão, juízo este que nenhum homem pode se dar ao direito de executar, simplesmente pelo bel-prazer de fazê-lo.


A bondade e justiça de Deus, em Locke,são comprovadas, por exemplo, pela distribuição da terra ao homem. Ele lançou mais terra fértil do que a humanidade poderia cultivar, provando então o autor que não é necessária uma organização política para que a propriedade ocorra. Quem puder, com seus esforços, trabalhar certa porção de terra, dela naturalmente se apropria. Como há terra abundante em relação ao que o homem é capaz de labutar, odireito natural


“(...)permite que pertençam os bens àquele que lhes dedicou o próprio trabalho, embora anteriormente, como bens potenciais, fossem direito comum de todos”[2]

Ele ainda discorre sobre o pátrio-poder, e diz que é obrigação do pai preservar, alimentar e educar os filhos até que eles atinjam a maturidade, e em contrapartida, deve receber deles a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Platão, aristoteles, locke e hobbes
  • platão aristoteles cicero santo agostinho maquiavel hobbes locke
  • Platão, aristóteles e maquiavel
  • Aristoteles e Maquiável
  • Maquiavel e aristoteles
  • Aristóteles e Maquiavel
  • Platão e Aristoteles
  • Platão e Aristóteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!