localiz7rev

5876 palavras 24 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE TECNOLOGIA - DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES DISCIPLINA: ECONOMIA DE ENGENHARIA – Prof. José Geraldo Maderna Leite

Parte 7 – FATOR NATUREZA – LOCALIZAÇÃO.
Introdução, Informações importantes, Metodologias de Localização: 1) Ponto de Quebra, 2)Elementos Qualitativos - Delphi, 3)Custos de Transportes, 4)Custos de Transporte com Custos de Carga e Descarga Diferentes, 5)Idem com Custos de Instalações Diferentes, 6)Distribuição Espacial de Clientes e Cargas, 7)Idem com Modelo Digital, 8) Teoria de Jogos, 9) Problema de Alocação - Distribuição Interna e 10) Análise de Concorrência e Mercados Empresariais - Problema dos Transportes.

A) INTRODUÇÃO.
A escolha da localização de qualquer tipo de empresa, deve levar em conta tanto os aspectos geográficos ligados à natureza tais como: clima, solo, subsolo e conformação topográfica dos terrenos como também, são necessárias uma série de informações adicionais de ordem técnica, econômica, financeira, jurídica, administrativa, ambiental e mesmo política.
A escolha da localização de uma empresa ou de suas filiais é muito importante para seu desempenho. A localização de empresas é estudada em várias disciplinas de cursos, por exemplo, de Economia e Administração. Entre as disciplinas que fornecem subsídios para a escolha otimizada da localização das empresas temos: Geografia Econômica; Logística Empresarial; Elaboração e Análise de Projetos; Análise de Investimentos; Pesquisa Operacional; Programação Linear e Teoria de Jogos.
A localização da empresa exerce grande influência nos custos totais e deve ser considerada como um “casamento”, ou seja deve-se procurar fazer uma boa escolha, pois qualquer mudança implicará em custos muito elevados.

B) TIPOS DE INFORMAÇÕES IMPORTANTES.
A escolha da localização de uma empresa deve ser encarada como no caso da escolha do local de nossa residência, devendo-se analisar uma série de características tanto quantificadas na forma monetária como também muitas

Relacionados