Locais históricos

398 palavras 2 páginas
Palácio da Flamenga, Vialonga

Palácio da Flamenga, que foi construído no século XVII. Estava forrada de azulejos e todo o seu interior é também marcado por “um excelente trabalho do século XVII de embrechados de mármore branco, negro e rosa, único no concelho.

Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção de Vialonga os azulejos da sacristia, com figurações de episódios profanos, com músicos e jardins, que remontam a cerca de 1730.
Através das datações dos azulejos, e de alguma talha, é possível acompanhar as diferentes fases ou campanhas decorativas de que a igreja foi objeto e que se prolongaram por toda a primeira metade do século XVIII.

A Quinta do Duque, junto à povoação Alpriate, na freguesia de Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, deve a sua designação aos Duques de Lafões, antigos proprietários. O edifício principal, embora muito degradado devido à ação erosiva dos anos, de pilhagens e ocupações ilegais do edifico principal, é considerado por alguns como o introdutor do neoclassicismo em Portugal.

Capela de Santa Eulália de Vialonga
Aa pequena capela de Santa Eulália de Vialonga é um dos mais antigos templos cristãos do concelho de Vila Franca de Xira. Pensa-se que a construção fundacional se tenha verificado nos meados do século XIII, uma vez que já aparece documentada em 1288, ano em que era seu patrono D. Domingos Anes Jardo, bispo de Évora e chanceler do rei D. Dinis.

CAPELA DA QUINTA DO CALDAS
Na margem esquerda da Ribeira da Verdelha do Ruivo nas Traseiras da Quinta do Caldas, existe dentro de um pequeno tanque agrícola uma capela de Invocação de Santo António que pertenceu em tempos ao Iluminado Frei Bartolomeu dos Mártires e seus Pais.

CAPELA DE SANTO ANTÓNIO
Fontanário, provavelmente datado do Século XVIII, É atualmente uma pequena capela em alusiva a imagem de Santo António.

QUINTA DO BURACO
Quinta do séc. XVIII, situada junto à Urbanização da Quinta da

Relacionados