lninni

2758 palavras 12 páginas
Aproveitamento de resíduos sólidos para uso na construção civil

Introdução
Muito se tem falado em meio ambiente e na problemática do lixo. Os efeitos causados pelo lixo trazem preocupações para toda sociedade. O ser humano vem percebendo que o consumo desmedido e o descontrole na exploração dos recursos naturais se transformaram em uma séria ameaça para sua existência. A grande quantidade de resíduos produzida por ações humanas causa severos danos ao meio ambiente, poluindo solos, cursos d'água e o ar, trazendo graves consequências para o homem. Entre os maiores consumidores dos recursos naturais e geradores de resíduos, analisaremos o ramo da construção civil. Dados alarmantes demonstram que os rejeitos gerados pela construção respondem por uma parte significativa do montante de resíduos sólidos urbanos. O objetivo deste trabalho é analisar algumas medidas que podem ser tomadas no setor da construção civil na busca de soluções que amenizam os impactos ambientais causados pelos rejeitos de obras.
A reutilização e a reciclagem dos resíduos sólidos na construção civil
A preocupação contínua com a preservação do meio ambiente, associada à evolução tecnológica, tem feito com que profissionais busquem alternativas capazes de amenizar os problemas causados pelo lixo. Toda essa quantidade de resíduos traz sérios prejuízos ambientais, que acabam por atingir não só o meio ambiente, mas a todos nós. O lixo é responsável por um dos maiores problemas ambiental que todo o mundo vem enfrentando. O descarte em locais impróprios causa visivelmente uma degradação da paisagem, seja ela urbana ou áreas rurais. Os depósitos a céu aberto produzem gases poluidores, influenciadores do tão temido efeito estufa, e mau-cheiro. Favorecem também a presença de animais e vetores de doenças.
Mas o lixo também gera problemas que não são vistos e que se traduzem em danos ao ambiente e à população. O chorume produzido pela decomposição da matéria orgânica percola e polui o solo, podendo

Relacionados