LLOLOLOLOLOLOLO

782 palavras 4 páginas
muscular, permite também a adaptação do aparelho locomotor a um maior nível de exigência do que a prevista pela simples acção quotidiana. O modo como se deve correr também é importante para o bem-estar de quem o faz, logo, é muito importante que no final da corrida não se tenha sinais de fadiga, porque isso significa que:

o Se realizou um esforço prolongado, isto é, correu-se pelo menos 10 minutos. o Se realizou um esforço moderado e onde o ritmo cardíaco observado se situou entre as 150 e 170 pulsações por minutos. o Se realizou um esforço uniforme, isto é, manteve-se o mesmo ritmo, não provocando aumentos ou diminuições da velocidade utilizada desde o início da corrida. o Durante o esforço, respirou-se de forma normal, sem ser forçada, nem ofegante, permitindo a entrada da quantidade de oxigénio necessária para a realização do esforço. O que é o esforço prolongado e de fraca intensidade?

Na primeira semana, vai-se alternando a corrida com a marcha ou passei, para que não haja fadiga. Para se alcançar os objectivos preconizados pela corrida contínua, é necessário que se cumpram as regras que já foram referidas, bem como o cumprimento dos ritmos cardíacos assinalados anteriormente. Só assim se poderá controlar a intensidade do esforço. Após o esforço é necessário como já foi referido controlar o ritmo cardíaco, e para isso temos várias possibilidades, tais como verifica-la no pulso (artéria radial), no pescoço (carótidas) e na região toráxica do lado esquerdo, junto ao coração.

Teste de Cooper

O teste de Cooper consiste em testar o aluno, que durante o teste deve correr ou caminhar, se não puder correr, em pista demarcada, a maior distância possível em 12 minutos. Os valores da distância são anotados e substituídos na fórmula que vai predizer o VO² máx. Este teste tem como principal vantagem a simplicidade de aplicação, podendo ser utilizado em grandes grupos, simultaneamente. Porém, algumas variáveis influem no

Relacionados