llllllllllllllllll

Páginas: 4 (964 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
(…) enquanto tiver ânimo e puder fazê-lo, jamais deixarei de filosofar, de vos advertir, de ensinar em toda ocasião àquele de vós que eu encontrar, dizendo-lhe o que costumo: ‘Meu caro, tu, umateniense, da cidade mais importante e mais reputada por sua sabedoria, não te envergonhas de cuidares de adquirir o máximo de riquezas, fama e honrarias, e de não te importares nem pensares na razão, naverdade e em melhorar tua alma? ’ E se algum de vós responderdes que se importa, não irei embora, mas hei de interrogá-lo, examinar e refutar e, se me parecer que afirma ter adquirido a virtude sem ater, hei de repreendê-lo por estimar menos o que vale mais e mais o que vale menos (…).”

PLATÃO. Apologia de Sócrates, 29 d-e.

A partir do trecho acima, de Platão, é correto afirmar que, paraSócrates:

I. a Filosofia é um saber que se transmite como lições morais, visto que ele conheça a verdade.

II. o filosofar é uma atividade que busca a verdade e a melhora da alma pela refutação defalsos saberes.

III. o questionamento ao interlocutor só ocorre se este espontaneamente se dispuser a responder às questões formuladas por Sócrates.

IV. a posse de bens materiais é para ele umvalor inquestionável.

São corretas apenas as afirmações

Escolha uma:
a. III e IV.
b. II e III.
c. I e IV.
d. III e IV.
e. I e II.


(…) enquanto tiver ânimo e puder fazê-lo, jamaisdeixarei de filosofar, de vos advertir, de ensinar em toda ocasião àquele de vós que eu encontrar, dizendo-lhe o que costumo: ‘Meu caro, tu, um ateniense, da cidade mais importante e mais reputada por suasabedoria, não te envergonhas de cuidares de adquirir o máximo de riquezas, fama e honrarias, e de não te importares nem pensares na razão, na verdade e em melhorar tua alma? ’ E se algum de vósresponderdes que se importa, não irei embora, mas hei de interrogá-lo, examinar e refutar e, se me parecer que afirma ter adquirido a virtude sem a ter, hei de repreendê-lo por estimar menos o que vale...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • llllllllllllllllll

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!