llksd

477 palavras 2 páginas
O Processo de desenvolvimento apresenta particularidades em relação a outras partes do corpo. Em relação a estatura ,o principal mecanismo está relacionado a epífise dos ossos longos no crânio e na face. O crescimento crânio facial é constituída de diferentes tecidos (conjuntivo, cartilagem, osso, músculo). As características anatômicas representam os limites físicos, pois são variações durante o processo evolutivo.

MECANISMO DE CRESCIMENTO Refere-se a diversas adaptações do complexo crânio facial para expressão do processo de crescimento, que estão relacionadas as exigências biomecânicas e necessidades biológicas.

CALVARIA Origem intramembranosa, com aspecto morfológico laminar. A expressão do crescimento nesta região esta relacionada a matriz funcional neuro-cranial( matriz funcional capsular. O mecanismo de crescimento tem como principal componente o sistemas de suturas.Com grande atividade durante o período fetal e o primeiro ano de vida extra-uterina. Há evidências deste crescimento acelerado em idade precoce é que até 6 meses o perímetro cefálico de maior que o torácico. Nesta fase o mecanismo de remodelação mantem o proporcionalidade entre as diversas unidades esqueléticas.

BASE DO CRÂNIO
A base do crânio é formada por ossificação endocondral. O início da ossificação desta região ocorre após o das bases apicais, definindo o osso etmoide ,esfenoide, e occipital. Substituindo o modelo cartilaginoso por tecido ósseo, permanecendo nas regiões articulares apenas nas regiões articulares apenas banda de cartilagens denominadas sincondroses.

PRINCIPAIS : Sincondroses intra-occipital,inter-esfeinoidal,esfeno-occipital e esfeinoidal, as 2 ultimas apresentam maior contribuição para o crescimento antero posterior da base do crânio.

REGIÃO NASO-MAXILAR: Seu desenvolvimento próximo a região anterior do condocrânio, através da formação óssea intramenbranosa mecanismo de oposição e reabsorção superficial é na sutura,

Relacionados