Lkoij

10776 palavras 44 páginas
Gestão Estratégica Pública

263

Este texto foi adotado para fim exclusivo de apoio didático ao Curso de Gestão Estratégica Pública - Turma 2005 - uma parceria entre a Escola de Extensão da Unicamp e a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) da Prefeitura Municipal de Campinas.

10. Metodologia de Trabalho em Equipes

Apresentação

Este capítulo tem por finalidade apresentar aos participantes procedimentos para ampliar a efetividade do trabalho em organizações públicas. Ele é voltado não a conteúdos, mas a práticas de trabalho em equipe de rápida assimilação e fácil incorporação à cultura dessas organizações. Sua adoção permitirá aumentar a capacidade de trabalho e melhorar a coordenação de ações e a implementação de políticas. É bastante amplo e variado o espectro de temas que abarca, indo desde assuntos complexos como a filosofia da linguagem até simples check lists para a verificação das providências necessárias para organizar uma reunião. O trabalho em grupo é aqui considerado como o principal padrão operacional das atividades realizadas por equipes de direção em âmbito público. É um importante locus em que os resultados procurados pelos processos decisórios podem vir a ser viabilizados ou não.

O capítulo é composto por três segmentos. O primeiro, seções 10.1 a 10.3, apresenta elementos conceituais gerais que conformam a comunicação humana, denominados como os Atos Lingüísticos básicos: afirmações e declarações e, no interior destas, os compromissos. A seção 10.3 destaca uma visão original a partir da teoria da linguagem sobre as distinções possíveis entre falar e escutar e suas implicações para uma boa comunicação no trabalho. O segundo segmento, seções 10.4 a 10.8, apresenta um modelo para coordenação de ações tomando como base elementos de estudos da linguagem

consubstanciados em padrões a partir dos quais as pessoas se comunicam

Metodologia de Trabalho em Equipes

264

cotidianamente no trabalho. O referido modelo

Relacionados