lkkljljçlmçl

1479 palavras 6 páginas
CAPÍTULO 1

A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PESPECTIVAS
“Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas como a que atravessamos nos dias de hoje, a administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana” (p. 10)
“A tarefa de administrar se aplica a qualquer tipo ou tamanho de organização, seja ela uma grande indústria, uma cadeia de supermercado, uma universidade, um clube, um hospital, uma empresa de consultoria ou uma organização não-governamental” (p. 10)
“(...). Pretendemos apresentar não especificamente a abordagem e o conteúdo de uma única corrente em detrimento das demais, mas uma visão ampla, comparativa, e sobretudo, critica de cada teoria da Administração“ (p. 11).
“(...). Cada teoria administrativa surgiu com uma reposta aos problemas empresarias mais relevantes de sua época“ (p. 12).
“A teoria administrativa esta continuamente se expandindo e se ampliando, levando o leitor a uma dificuldade de se familiarizar, mesmo que superficialmente, com uma amostra representante da literatura sobre a administração” (p. 13)
“(...) O administrador deixa marcas profundas na vida das pessoas na medida em que lida com elas e com seus destinos dentro das empresas. (...) . Sua influência é portando, interna e externa” (p. 15).
“A tarefa administrativa nos próximos anos será incerta e desafiadora, (...). O administrador se defrontará com problemas multifacetados e cada vez mais complexos do que os anteriores. Essas mudanças tendem a aumentar com a inclusão de novas variáveis, na medida que o processo se desenvolve criando uma turbulência que perturba e complica a tarefa administrativa de planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa eficiente e eficaz”. (p. 15).
“(...) A administração das organizações a fim de alcançar eficiência e eficácia, torna-se uma das tarefas mais difíceis e complexas. (...) nada é absoluto ou definitivo. Tudo é relativo e depende da situação, do momento e dos objetivos a atingir” (p. 19).

PARTE II – OS

Relacionados