lkjlpo

648 palavras 3 páginas
BIOGRAFIA DE PIAGET

Piaget (1896-1980) nascido em Neuchâtel, na Suíça. Piaget foi um grande psicólogo e filosofo que se dedicou no desenvolvimento infantil e como a criança pensava. Lançou seu primeiro livro em 1924, relacionado ao pensamento e a linguagem da criança.
Com sua graduação em Biologia fez com que se interessasse pelo desenvolvimento cognitivo das crianças.
No fim da década de 1930, já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades suíças, além da diretoria do Instituto Jean-Jacques Rousseau. Passou anos estudando, observando e anotando o brincar, desenvolver, e raciocinar das crianças. Foi também nesse período que acompanhou a infância dos três filhos, uma das grandes fontes do trabalho de observação do que chamou de "ajustamento progressivo do saber".

CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET

Piaget foi o grande pesquisador de estudos científicos como: a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva e o que veio a ser chamado de epistemologia genética.
As pesquisas de Piaget, sobre a psicologia do desenvolvimento e a epistemologia genética teve o objetivo de entender como é a evolução do conhecimento, e deu um critério de estágios para cada evolução. E com as suas contribuições sobre os estágios do desenvolvimento da criança, foi útil para que educadores conhecessem melhor qual o momento certo de ensinar a criança.

PIAGET: CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO DE NÚMERO

A compreensão do significado dos conceitos matemáticos e como eles são construídos ajuda o professor a observar as dificuldades encontradas por alunos no processo de aprendizagem da matemática e como poder resolvê-las com propostas pedagógicas.
Piaget destacou dois tipos de conhecimento:
Conhecimento Físico: A percepção de que esta bola cairá se soltarmos ao ar é um exemplo de conhecimento físico.

Conhecimento Lógico-Matemático: É uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar

Relacionados