lkasjdf

6371 palavras 26 páginas
Artigo Original

CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR NO PARANÁ:
FACILIDADES E DIFICULDADES DO ENFERMEIRO*
NOSOCOMIAL INFECTION CONTROL IN PARANÁ: NURSE’S FACILITIES AND DIFFICULTIES*
CONTROL DE LA INFECCIÓN EN PARANA: FACILIDADES Y DIFICULTADES DEL ENFERMERO*
BARBOSA, Maria Emilia Marcondes; SIQUEIRA, Denise de Carvalho de; MANTOVANI, Maria de Fátima.

RESUMO: Objetivo: Identificar as dificuldades e facilidades do trabalho do enfermeiro no controle de infecção no estado do Paraná. Método: Pesquisa quantitativa e transversal, da qual participaram 29 enfermeiros atuantes no serviço de controle de infecção, de instituições com cem ou mais leitos e comissões formalmente constituídas. Utilizouse um questionário enviado, via Web e por cartas, cujas respostas foram analisadas estatisticamente.
Resultados: Tanto as dificuldades quanto as facilidades foram divididas em três categorias:
Institucional, Operacional e Organizacional. Entre as dificuldades destacaram-se: sobrecarga de trabalho (51,7%), profissionais descomprometidos e/ou despreparados (58,6%) e desvalorização do serviço pelos enfermeiros (10,3%). As principais facilidades foram: apoio da administração nas decisões tomadas (27,6%), adesão da equipe de enfermagem às orientações (20,7%), aceitação e respeito do corpo clínico e confiança no trabalho pelos colaboradores (20,7%). Conclusões: Das dificuldades evidenciou-se a sobrecarga de trabalho, que pode estar relacionada ao fato de a Portaria MS
2.616/1998 determinar que somente ao enfermeiro exige-se exclusividade e carga horária distinta em relação aos demais profisssionais. Por outro lado, o enfrentamento das dificuldades foi percebido como uma conquista, pois obtiveram o reconhecimento pelo seu trabalho, percebido pelas facilidades encontradas e pelo apoio nas decisões tomadas.
Palavras-chave: Enfermeiros; Equipe multiprofissio-

nal; Infecção hospitalar (prevenção & controle).
ABSTRACT: Objective: To identify the nurse’s

Relacionados