lkasakspa

355 palavras 2 páginas
O feminismo é um movimento político e social bastante amplo, que busca romper com os padrões tradicionais para acabar com a opressão sofrida pelas mulheres, ao longo da história da humanidade, buscam reformas culturais, econômicas, que lhes dessem direito ao voto, a igualdade salarial, etc.
Existem três fases na qual o feminismo pode ser dividido: A primeira dos séculos XIX- XX, a segunda dos anos 1960- 1990 e a terceira em meados dos anos 1990. Na primeira fase há uma luta pelo sufrágio da mulher, direitos trabalhistas, educacionais, desejo de escolha. Na segunda fase como há um contexto anti- guerras começam há surgir questionamentos sobre o papel da mulher na sociedade, igualdade entre os gêneros, direitos políticos, esta fase é considerada a mais radical das três. A terceira fase busca preencher as falhas que o movimento passado deixou “Já a Terceira Onda Feminista se apresentou como meio para corrigir as falhas e as lacunas deixadas pela fase do movimento que veio antes. Esse novo momento, marcado a partir do início da década de 1990, serviu também para retaliar algumas iniciativas da Segunda Onda Feminista. A terceira fase procurou contestar as definições essencialistas da feminilidade que se apoiavam especialmente nas experiências vividas por mulheres brancas integrantes de uma classe média-alta da sociedade.” ALVES, Branca Moreira & PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
O feminismo negro surge com o fato de que essas mulheres carregavam um fardo duas vezes maior do que as feministas brancas, já que além de buscarem os direitos pregados pelo movimento, tinham que lutar contra o racismo e a escravidão e outras questões que muitas vezes não estão relacionadas com a mulher branca. Assim como o movimento feminista, o feminismo negro se divide em duas fases: A primeira é onde começam a surgir pequenos grupos para discutir determinadas questões relacionadas as mulheres negras, apesar de não haver uma ampla

Relacionados