lkanslkjbdacá

3466 palavras 14 páginas
Curso de Contabilidade Básica

Professor Humberto Lucena

3. CONTAS
3.1 Conceito de Conta
Conta é o nome que identifica cada componente patrimonial (bem, direito e obrigação) e cada componente do resultado (receita ou despesa). Contas são expressões qualitativas, nomes para elementos contábeis.
Todos os acontecimentos que ocorrem durante a gestão patrimonial de uma entidade, tais como compras, vendas, pagamentos, recebimentos etc., são registrados contabilmente em suas respectivas contas. Por exemplo: dinheiro em caixa, conta Caixa; dinheiro em banco, conta Banco; mercadorias em estoque, conta
Mercadorias etc.
As contas se apresentam em sistemas de contas, que representam o conjunto de todas as contas utilizadas nos registros contábeis da entidade. As contas de um sistema podem ser agrupadas conforme a natureza de cada uma delas – como veremos adiante.

3.2 Teorias das Contas
3.2.1 Teoria Personalística
Essa teoria considera como objeto da Contabilidade a relação jurídica entre as pessoas, ou seja, personaliza as contas, classificando-as em:
a) Contas dos agentes consignatários: representam os bens;
b) Contas dos agentes correspondentes: representam os direitos e as obrigações;
c) Contas do proprietário: representam o Patrimônio Líquido, as receitas e as despesas.

3.2.2 Teoria Materialista
Por essa teoria, também conhecida como “teoria econômica”, as contas representam valores materiais. São representadas como:
a) Contas Integrais: são as representativas dos bens, dos direitos e das obrigações da entidade;

Rua das Marrecas, 15 – Centro – CEP 20031-120. Rio de Janeiro – RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

b) Contas Diferenciais: são as representativas do Patrimônio Líquido, das receitas e das despesas da entidade. 3.2.3 Teoria Patrimonialista
É a teoria usualmente adotada no Brasil. Considera o patrimônio como objeto da contabilidade. Classifica as contas como:
a) Contas Patrimoniais: são as contas representativas dos

Relacionados