ljmssandvgnfvuEBFUNEFFHB ÇNEV UNHÇ

808 palavras 4 páginas
O ACORDO MEC-USAID

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, FLÁVIO SUPLICY DE LACERDA, AO SER ESCOLHIDO MINISTRO DA EDUCAÇÃO PELO GENERAL CASTELO BRANCO, PROMOVEU O ACORDO COM A AGÊNCIA NORTE-AMERICANA PARA O DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL.

Com a intensidade das tensões da Guerra Fria no mundo se agravarem no continente americano com a declaração de Fidel Castro, então premier cubano, de que Cuba tornou-se adepta do regime socialista da União Soviética, os EUA tentaram manter o domínio sobre as demais nações latino-americanas.

A princípio, o então presidente John Kennedy, já em 1961, promovia a Aliança para o Progresso, para evitar a expansão da influência comunista no continente americano. No Brasil, o nacional-populismo de João Goulart e os projetos e mobilizações de caráter progressista (que não necessariamente se vinculavam ao aparelho político janguista nem ao comunismo do "Partidão") - PCB, que havia transferido o nome Partido Comunista do Brasil para o PC do B, surgido em 1962 por influência maoísta), por representarem ameaça aos interesses dominantes dos EUA (afinal, o Brasil poderia se tornar uma potência na América), fez as classes conservadoras, subordinadas aos ideais de "Tio Sam", a atribuir como "ameaça comunista" qualquer projeto ou manifestação diferenciado que acontecer no território brasileiro.

Isso permitiu a reação dessas classes, de líderes religiosos a donas-de-casa, de empresários a generais, que juntos atuaram na efetivação do golpe militar. Com a ditadura instaurada, o governo militar imediatamente cassou direitos políticos e extinguiu instituições, condenando estas à clandestinidade. A União Nacional dos Estudantes, por exemplo, continuou atuante até 1968, quando o AI-5, como um outro golpe dentro do golpe, aumentou ainda mais a já endurecida repressão ditatorial, permitindo a tortura e o homicídio de "subversivos".

Castelo Branco se prontificou em eliminar o projeto educacional da Universidade de Brasília, cassando

Relacionados