Ljiuouijph

958 palavras 4 páginas
1* A primeira republica no Brasil ficou dividida em duas fases: Cite quais são e as principais características?
R: A republica dos marechais que representa os militares no poder e a do café com leite foi uma união entra São Paulo e Minas que a cada eleição presidencial mineiros e paulistas se alternavam no poder presidencial.
2* Durante a republica dos marechais algumas revoltas, revoluções e crises ocorreram. Explique em que consistiu:
a) A Crise do encilhamento: O ministro da fazendo rui barbosa tomou uma medida extrema para acalmar os cafeicultores que precisavam de dinheiro para pagar os trabalhadores ele autorizou em 75% o aumento da emissão de papel-moeda
b) Revolta da armada: A marinha sob a liderança do almirante Custodia de Melo e de Saldanha da Gama rebelou-se contra o governo e mantiveram o Rio de janeiro sob a mira de canhões por vários dias.
c) Revolução Federalista: Este conflito pode ser resumido pelo choque entre o antigo regime monarquista e a nova ordem republicana.

3* Explique em que consistiu:

a) Republica do café com leite: Foi quando o governadores de minas e são Paulo revezavam o poder da presidência.

b) Politica dos governadores e coronelismo: Em troca de apoio oferecido pelo governo federal ás oligarquias, as bancadas estaduais, eleitas por meio do mandonismo local exercido sobre a população pelos coronéis, deveriam concordar com o Executivo no Congresso

4*Cite e explique resumidamente:
a) Os 4 principais movimentos rurais: Canudos foi o confronto entre o Exército da República e um movimento popular de fundo sócio religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no Brasil.
Cangaço: O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns.

Relacionados