liyfuygl

376 palavras 2 páginas
,jyfckjvljhbkb,kbljhvjlhvmjblkjbkhv,h
7. Explique por que nossa concepção da verdade é uma síntese da alétheia, da veritas e da emunah.
A nossa concepção de verdade é uma síntese das três fontes, por isso se refere-se a percepção das coisas reais (como na aletheia), a linguagem que relata fatos passados (como na veritas) e a expectativa de coisas futuras (como na emunah). A nossa concepção de verdade abrange o que é, o que foi e o que será.

8. Quais os princípios em que se funda a ideia de consenso?
O consenso se estabelece baseado em três princípios, que serão respeitados por todos:
1. Somos seres racionais e nosso pensamento obedece aos quatro princípios da razão;
2. Somos seres dotados de linguagem e que ela funciona segundo regras lógicas convencionadas e aceitas por uma comunidade;
3. Os resultados de uma investigação devem ser submetidos à discussão e avaliação pelos membros da comunidade de investigadores que lhe atribuirão ou não valor de verdade.
Existe uma quarta teoria de verdade baseada na teoria pragmática (pragma = ação) que coloca que um conhecimento é verdadeiro quando tem resultado prático, a marca do verdadeiro é a verificabilidade dos resultados e a eficácia de sua aplicação.

9. Como a teoria pragmática concebe a verdade?
A teoria pragmática é o bastião do conhecimento científico contemporâneo válido, pois determina fins práticos e úteis para a verdade nele presente. Está próxima ideia grega de verdade na correspondência entre a ideia e a coisa, mas se fundamenta pela comprovação através de resultados eficazes. É portanto, mais factível em relação ao consenso e à coerência.

10. Apresente as semelhanças e diferenças entre as quatro concepções de verdade.
O que fundamentalmente difere o caráter das duas da concepção pragmática e da concepção grega para a latina e a consensual é a abordagem, enquanto que as primeiras lidam com fatos (fato puro no caso da grega e seu valor de correspondência e o resultado efetivo concreto como

Relacionados