Lixo

Páginas: 3 (618 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2012
Professor: Lawrence
Turma: 1º edificações
Ressumo critico sobre os textos relacionados com o lixo (resíduos):
Excesso de lixo: inteligência ou burrice?Os textos chamam a atenção para a destinação que nós seres humanos damos ao excesso do lixo que produzimos devido a esse modelo de sociedade consumista e insustentável onde os interessespróprios sempre se sobrepõem aos coletivos, afetando a nossa própria vida e principalmente dos demais seres que aqui habitam.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos(Abetre), o problema com o lixo local pode ser 30 mil vezes maior, chegando a mais de 30 milhões de toneladas de resíduos destinados inadequadamente por ano, considerando- se o lixo doméstico, da limpezapública em geral (varrição e limpeza de ruas, áreas verdes, bueiros, córregos, etc.) e industrial.
E segundo Diógenes Del bel o maior desafio ambiental dos municípios brasileiros e a destinaçãocorreta de resíduos. Já que só em resíduos urbanos, são gerados aproximadamente 53 milhões de ton./ ano — como base para comparação: 1 milhão de toneladas de resíduos urbanos equivale a um estádio doMaracanã, preenchido desde o gramado até a marquise superior.
Deste total apenas 48% são destinados a aterros sanitários( públicos( 35%) e privados(13%)), que tem as condições adequadas deproteção do solo, tratamento de chorume e gás e monitoramento( fonte: Abrelpe). Do restante, cerca de 27 milhões de toneladas, 40% estão espalhados em lixões e os chamados aterros controlados e cerca de12% sequer são coletados. Sendo que uma grande parte desses resíduos vão parar nos oceanos, ameaçando a vida marinha.
Entre os resíduos despejados nos oceanos o principal vilão da vidamarinha é certamente o plástico— maravilha do século xx, produto maleável, flexível, multe uso, resistente... Ideal para produtos descartáveis, cada vez mais difundidos por essa sociedade de consumo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lixo é no lixo
  • lixo no lixo
  • Lixo
  • Lixo
  • Lixo
  • Lixo
  • Lixo
  • lixo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!