Lixo orgânico

Páginas: 11 (2512 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 OS PROBLEMAS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO LIXO NO MUNICÍPIO DE RECREIO 4
2.1.1 Compostagem: uma solução viável a ser implantada no município de Recreio 6

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO

No mundo atual, com os padrões de consumo vigentes e o volume de resíduos sólidos produzido, tornou-se evidente que aspráticas convencionais de descarte do lixo são insustentáveis. E tanto nos grandes centros urbanos como nas pequenas cidades, a problemática do lixo vem sendo um grande desafio para os gestores públicos, os quais precisam buscar métodos eficazes para a disposição final dos resíduos sólidos e que causem menor impacto possível ao meio ambiente. O presente trabalho tem como objetivo analisar os danosambientais causados pelo lixo no município de Recreio/MG, com enfoque nos resíduos orgânicos e propor uma alternativa para o reaproveitamento desse tipo de lixo, através da compostagem. Discute-se se a viabilidade da implantação de uma usina de compostagem no município e que, malgrado o alto custo neste tipo de empreendimento, os benefícios ambientais, sanitários e socioeconômicos que seriamgerados, compensaria os gastos que o poder público teria na realização desse projeto.
Podemos dizer que a compostagem é um processo de reciclagem da matéria orgânica essencialmente na presença de oxigênio, sob a ação dos microrganismos. É reaproveitamento daquele resíduo gerado nas residências como restos de comida, cascas de ovo, frutas, legumes, hortaliças, borra de café, desde folhas erestos vegetais resultantes de podas de árvores, limpezas de jardins, quintais, atividades agrícolas, etc, enfim, qualquer resíduo de origem vegetal ou animal que não pode ser reciclado como os materiais inorgânicos e que, na visão da maioria das pessoas, é visto como algo descartável, lixo sem nenhuma utilidade. Acontece que todos esses tipos de resíduos acima citados podem ser processados etransformados em um fertilizante natural de vasto uso agrícola.
Como, em geral, as pessoas não identificam restos orgânicos como geradores de impactos ambientais negativos, a busca de soluções para o problema não é prioritária. Nesse sentido, a compostagem revela-se como solução para esse grave problema, além de despertar nas pessoas uma nova consciência de que o lixo pode ser fonte deriquezas e que o descarte inadequado do lixo orgânico prejudica a natureza tanto quanto o lixo inorgânico.
.

DESENVOLVIMENTO

Toda atividade humana gera lixo. Seja onde estiver, nas residências, nas escolas, nas indústrias, na zona rural, o ser humano sempre vai produzir resíduos e o entendimento dos tipos de lixo e suas classificações é importante, pois a cada umdeles deve ser dado uma coleta e destinação diferenciadas. Sabe-se que os resíduos sólidos urbanos contribuem para a proliferação de doenças infecciosas, e são responsáveis por grande parte da degradação do meio ambiente, representando um grande desafio a ser superado, seja nas grandes ou pequenas cidades.
No Brasil metade do lixo produzido é orgânico e segundo pesquisa do IBGE(2000) nas cidades com até 200.000 habitantes, são recolhidos de 450 a 700 gramas por habitante. Com esses dados, podemos tem uma ideia da quantidade de lixo produzido mesmo em cidades pequenas. Na maioria dos municípios brasileiros o lixo orgânico é descartado juntamente com os resíduos inorgânicos, ficando expostos em lixões. A falta de destinação correta deste tipo de lixo traz gravesconsequências nocivas não somente ao meio ambiente, mas também à saúde humana, pois constitui um foco de proliferação de vetores transmissores de doenças. Sendo o lixo orgânico uma ótima fonte de nutrientes para o solo, fica evidente que o seu não aproveitamento é um enorme desperdício.

1 Os PROBLEMAS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO LIXO NO MUNICÍPIO DE RECREIO

Sabendo-se que os problemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lixo organico
  • lixo orgânico
  • lixo organico
  • Lixo orgânico
  • Lixo organico
  • LIXO ORGANICO
  • Lixo Organico
  • LIXO ORGANICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!