LIXO EXTRAORDINÁRIO

Páginas: 8 (1802 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
Referência do filme.
WALKER, Lucy, João Jardim ; Karen Harley. Lixo Extraordinário. Brasil / Reino Unido. Documentário. 99 minutos.Lançamento: 2010.
Elenco: Tião (Sebastião Carlos dos Santos)
Zumbi ( José Carlos da Silva Bala Lopes)
Suelem (Suelem Pereira Dias)
Isis (Isis Rodrigues Garros)

RESENHA CRÍTICA: DOFILME “LIXO EXTRAORDINÁRIO”

O documentário Lixo Extraordinário, com título original 'Wasteland', é uma produção da Almega Projects e 02 Filmes Produções, com o objetivo de retratar o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz com os catadores de lixo do Jardim Gramacho.
Vik Muniz incorpora objetos do cotidiano no processo fotográfico para criar imagens ousadas e geralmente enganosas, o artista fazimagem de materiais incomuns como: areia, diamantes, açúcar, fio, cordão, chocolate, manteiga de amendoim e pigmento. .Segundo ele a obra das crianças de açúcar, foi a obra mais importante de sua carreira, foi a primeira vez que tratou a idéia de material como algo existente no mundo que tem importância. São as crianças da Ilha Carabenha de São Cristóvão. São filhos dos trabalhadores deplantações. Quando ele imaginou o desenvolvimento daquelas crianças belas e incríveis em um adulto que igualmente feliz, pois era um paraíso. Mas os pais delas eram muito triste, cansados, fatigados. Pessoas que trabalhavam turnos de 16 horas nos canaviais. Ele pensava no que estava faltando na transição entre aquela infância e os adultos desolados. Era o açúcar dizia ele. A doçura foi tirada daquelacriança. Foi quando o Vick voltou a Nova York , e começou a desenhar os rostos com açúcar. Ele percebeu que podia fazer muita coisa com ele. Foi muito belo. Fotografei com uma câmera.
O New York Time escreveu uma crítica a respeito. O museu de Arte Moderna convidou-lhe a fazer parte de uma exposição, o trabalho que fez com essas crianças mudou totalmente a sua carreira, disse ele. Com isso ele quis sedistanciar um pouco dos domínios das Belas Artes. Pois achava que é um lugar muito exclusivo e restritivo. O que ele realmente queria fazer, é ser capaz de mudar a vida de um grupo de pessoas, com o mesmo material que eles lidavam todos os dias. Não um material qualquer. A idéia para a próxima série é trabalhar com o lixo. Quando falamos de transformação, esta é a matéria da arte, transformarmaterial em idéia. Foi quando ele sentiu a necessidade de conhecer um verdadeiro lixão. Com a ajuda do seu amigo, descobriu o maior aterro sanitário a céu aberto na cidade do Rio de Janeiro/ Brasil. O lixão de Jardim Gramacho, cercados por favelas comandadas pelo tráfico. A mistura do projeto social é a principal coisa, tirar as pessoas, nem que seja por poucos minutos do lugar onde eles estão. Emostrar-lhe um outro mundo, um outro lugar. Mesmo que seja um lugar onde possam ver aonde estão. Isso muda tudo, disse ele. Seria uma experiência sobre como a arte pode mudar as pessoas. Será que isso pode ser feto? E qual seria o seu efeito?
Ele escolheu o lixão de Jardim Gramacho para passar os seus próximos 2 anos de sua vida, transformando o lixo reciclável em arte. Foi quando ele teve a idéiade empregar as pessoas que vivem, que trabalham no lixão. Nos aterros sanitários, tudo que não é bom vai pra lá, incluindo pessoas que para a sociedade brasileira, não diferem do lixo. A coisa mais perniciosa na cultura e na sociedade brasileira, é o classismo. Chegando ao maior lixão do mundo, “O Jardim Gramacho no Rio de Janeiro, onde se depara com os catadores separando papel, plástico,metal,vidro, etc., para reciclagem, parecendo uma bolsa de valores, eles catam o que as empresas pedem. Quando esse material acolhido chega, é feita uma seleção, depois seguem para as grandes indústrias para fazer os granulados. Do granulado vai para outra industria para fazer pára-choque de carro, etc. Os catadores tiram uma média de 200 toneladas por dia de material reciclável numa cidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lixo extraordinario
  • Lixo extraordinario
  • Lixo extraordinário
  • Lixo extraordinário
  • Lixo extraordinario
  • Lixo extraordinario
  • Lixo Extraordinário
  • Lixo extraordinário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!