Lixo extraordinário

Páginas: 3 (616 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
ANÁLISE CRÍTICA

LIXO EXTRAORDINÁRIO

No aterro situado no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Lixo Extraordinário mergulha o espectador no universo daquelas pessoas que, competindocom os urubus e enfrentando o mau cheiro e a sujeira, ganham a vida catando o material reciclável descartado pela sociedade, numa imagem já explorada por outros documentários. A diferença é que estebusca conhecer aquelas pessoas e conceber um novo tema a partir daquele material, o que inevitavelmente confere também um importantíssimo caráter de comentário social ao filme.
Logo de cara,aliás, o que mais surpreende em Lixo Extraordinário é constatar a natureza alegre daqueles indivíduos, que, mesmo levando uma existência que o resto da população provavelmente consideraria como o “fundodo poço”, abraçam com orgulho a profissão que, afinal de contas, é responsável por alimentar suas famílias.
Sentindo-se obviamente à vontade diante da equipe de cinema, os personagens vistosneste documentário brincam, fazem piadas e confissões sem qualquer resquício de auto-censura – e é impossível não se deixar contagiar pela natureza brincalhona de pessoas que, mesmo em meio a umimportante protesto, respondem ao chamado para uma greve de fome com um irreverente: “Sim, vamos fazer a greve de fome! Mas meio-dia vou ali almoçar!”.
Da mesma maneira, é importante observar como osrealizadores conseguem capturar momentos incrivelmente reveladores e dolorosos, como no instante em que a associação dos catadores é assaltada, levando seus dirigentes à desesperança absoluta, e tambémno momento em que, visitando o barraco de uma das personagens, captura a triste ironia de uma tevê que, no meio daquela miséria, exibe um episódio de Riquinho.
Além disso, como Muniz empregavários daqueles personagens na montagem das imagens, eles se tornam apropriadamente co-autores das peças, sendo comovente observar o orgulho óbvio que manifestam diante da exposição já finalizada e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lixo extraordinario
  • Lixo extraordinario
  • Lixo extraordinário
  • Lixo extraordinário
  • Lixo extraordinario
  • Lixo extraordinario
  • Lixo Extraordinário
  • LIXO EXTRAORDINÁRIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!