Lixo Extraordinário - Resumo e Análise

Páginas: 6 (1312 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
LIXO EXTRAORDINÁRIO – RESUMO E ANÁLISE

O documentário “Lixo Extraordinário” retrata como é o dia a dia dos trabalhadores do aterro sanitário Jardim Gramacho em Duque de Caxias (RJ). Disposto a mostrar a realidade daquelas pessoas sob uma perspectiva diferente, o artista plástico brasileiro Vik Muniz transforma algumas fotografias tiradas de alguns catadores e funcionários do aterro emverdadeiras obras de arte contemporânea, usando a própria matéria prima do trabalho: o lixo. A mobilização para concretizar tal feito requereu grande produção e uma equipe especializada para isso, mas a composição das fotos foi feita pelos próprios personagens, que orientados por Muniz levantaram e apontaram em meio ao esforço diário diversas questões envolvendo a própria essência do ser humano.
Muitossão os cenários e contextos em que os habitantes da região estão sujeitos dentro de Jardim Gramacho, conhecido como o maior aterro da América Latina. Barracos de madeira, papelão e palafitas, ratos e outros animais transitando entre os moradores, falta de saneamento básico e estruturas básicas de saúde e educação são apenas algumas das realidades observadas no local. Um exemplo é a catadoraSuelem Pereira, que enquanto dorme e faz suas atividades diárias, convive com ratos em uma moradia alugada. A jovem de 18 anos mora no aterro para facilitar a rotina de trabalho, e visita os dois filhos sempre que pode, já que eles vivem com a avó. As condições em Gramacho são tão precárias que tanto a mãe quanto a filha de Suelem já se contaminaram com micose, fato que justifica a ausência da famíliano local.
A presença da cozinheira Leide Laurentina, mais conhecida como Irmã, é marcante para os trabalhadores, já que ela se disponibiliza a preparar o almoço diariamente, não importando as condições climáticas. Dentro do aterro, com um fogão improvisado, os mantimentos doados e encontrados em caixas em meio ao lixo são utilizados para cozinhar a refeição. “É batata, é um legume. Tem um carrode legume que traz limpinho pra mim aqui. Eles me dão, se passa um carro que vende carne, os meninos pegam aqui essas caixas, todas na validade”, garante. De acordo com a perspectiva ética, podem-se considerar as condições físicas do ambiente péssimas para a realização de tais atividades. Apesar disso, essa é a única maneira mais rentável e rápida que os catadores encontraram para solucionar oproblema.
A violência na região também é outro fator que se destaca. Conforme afirma Sebastião Carlos (Tião), presidente da Associação de Catadores do Aterro de Jardim Gramacho (ACAMJG), “Agora que ta mais calmo porque não ta tendo guerra nas favelas, mas se tiver guerra nas favelas, pode ter certeza que vai cair um monte de defunto aqui.”. Durante o documentário também são citadas situações deviolência contra a mulher e relações patriarcais de subserviência em um relacionamento conjugal, realidades observadas com frequência no dia a dia da população mundial, e condenáveis de acordo com as perspectivas dos direitos humanos.
Apesar de carecer de recursos educacionais básicos, a população local continua alimentando sonhos e desejos de crescer. Zumbi, um dos catadores do aterro, trabalhaatento a quaisquer livros que ele possa encontrar em meio ao lixo, que são sempre bem aproveitados caso estejam em boas condições. “Nós temos que pensar também no futuro. É aquele negócio né, eu num quero que meu filho seja catador. Apesar que se for, eu vou ser super orgulhoso. Mas eu prefiro que ele seja um advogado para representar a categoria, uma médica pra cuidar do catador numa cooperativa,entendeu?”, explica.
Presença marcante em meio aos funcionários do lixão são as mulheres. Ao se tratar de quantidade de serviço, não há distinção de gênero. Um exemplo é Magna de França, que conta já ter passado por situações constrangedoras dentro do ônibus, onde se viu obrigada a perguntar: “Vem cá eu to fedendo? Ta sentindo mau cheiro? É porque eu estava trabalhando lá no lixão. É melhor do que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo filme lixo extraordinario
  • Resumo
  • Resumo do Filme Lixo Extraordinário
  • lixo extraordinario (resumo)
  • Resumo do filme Lixo Extraordinário
  • Resumo
  • Resumo Filme Lixo Extraordinario
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!